O SENGE-RS PROMOVE
IV PAINÉIS DA ENGENHARIA
Interesses em Jogo no
Novo Marco Regulatório da Mineração
6 de agosto de 2015 – quinta-feira – 18,00 horas
no auditório do SENGE-RS
Av. Érico Veríssimo, 960 – Porto Alegre
O Brasil possui importante potencial mineral, comparável a outros grandes países como o Canadá, Estados Unidos, Austrália e África do Sul que são os maiores produtores de minério do mundo.
Porém, a falta de regras claras de negócio para o setor mineral, a política econômica do País, a demora nos processos minerários e licenças ambientais têm dificultado que o Brasil se alinhe àqueles países.
Visando dinamizar o setor mineral, melhor aproveitá-lo na economia brasileira e remover os gargalos que emperram seu desenvolvimento, o Governo Federal elaborou o Novo Marco Regulatório da Mineração, visando sua reestruturação e dinamização.
O Novo Marco Regulatório da Mineração encontra-se, atualmente, em discussão no Congresso Nacional, passível de ser levado à votação a qualquer momento. O projeto original vem sofrendo muitas modificações, favoráveis a alguns setores do cenário mineral e por outros, criticadas.
O Conselho Técnico Consultivo do SENGE-RS têm discutido a situação da exploração mineral do Brasil, com enfoque no nióbio, e propôs ao sindicato a ampliação do debate, estimulando a sociedade gaúcha a conhecer mais sobre a situação da exploração mineral do País.
E o SENGE-RS promove este IV Painéis da Engenharia aberto a todos os interessados
com a palestra de Telton Elber Corrêa – geólogo – Secretário AdjuntoSecretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – Ministério de Minas e Energia (confirmado);
Debatedores:
Ivan Carlos Falkembach Zanette – geólogo – vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e presidente da Sociedade Sul Brasileira de Geologia (confirmado); e representante do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.
Convidados:
DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral;
CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Naurais;
AGEM – Associação Gaúcha de Engenheiros de Minas;
APSG – Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos;
CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.