Data: 20/03
Horário: Das 18h às 20h
Evento híbrido
Transmissão: Sympla Zoom
Local: Av. Rio Branco, 124 – 20º andar – Centro – Rio de Janeiro
INSCREVA-SE AQUI!
O objetivo do evento é aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre os métodos que podem ser utilizados em várias áreas da engenharia e das geociências sobre o tema: análise dos impactos de eventos climáticos extremos, sobretudo sobre equipamentos de infraestrutura de distribuição de eletricidade. Mais do que agir depois dos transtornos ocorridos, os profissionais precisam conhecer alternativas que suportem melhor estas intempéries da natureza, como técnicas de análise de risco que podem ser incorporadas às decisões de investimento.
O palestrante convidado é o pesquisador do FGV CERI Rafael Martins de Souza. Ele abordará metodologias de mensuração de impactos dos fenômenos climáticos nas redes de distribuição de eletricidade, considerando como os eventos extremos impactam os indicadores de continuidade na prestação dos serviços, como mensurar os efeitos financeiros das interrupções de atendimento e como utilizar metodologias de análise de custo/benefício para a tomada de decisão em investimentos em resiliência.
Realização:
Divisão Técnica de Energia (DEN)
Coordenação:
Francisco A. Costa, chefe da DEN
Sobre o palestrante:
Rafael Martins de Souza: é pesquisador do FGV CERI (Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura), professor de Data Science do Mestrado Profissional em Finanças e Economia Empresarial (MFEE) da Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV (FGV EPGE) e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É Doutor em Economia pela FGV EPGE (2009), Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Bacharel em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ENCE, 2000). Foi Coordenador de Pesquisa da Diretoria de Análises Políticas Públicas da FGV (2013 e 2016), Econometrista no Grupo Libra (2011 a 2013) e Pesquisador e Professor na IBGE ENCE (2009 a 2011). Tem interesse em aplicações de Estatística, Econometria, Métodos Quantitativos e Ciência de Dados à Economia da Infraestrutura e Regulação.