Evento acontecerá entre os dias 1º e 5 de setembro, sob a organização da Seção Estudantil de Engenharia Nuclear da universidade, com direito à minicurso e visita técnica ao IEN/CNEN.
A Seção Estudantil de Engenharia Nuclear (SEEN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entidade copresidida e gerida por estudantes de graduação, realizará entre os dias 1º e 5 de setembro a 13ª edição da Semana de Engenharia Nuclear (SEN), que terá como tema “Radiação e revolução – Energia que moderniza“.
Promovido anualmente desde 2012, o evento pretende integrar os setores de Engenharia, Medicina e Energia Nuclear para participarem de um amplo debate sobre os desafios desse setor, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores do Programa de Engenharia Nuclear do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (PEN/COPPE) e do Departamento de Engenharia Nuclear da Politécnica da UFRJ (DNC/POLI), além de representantes de instituições nacionais e internacionais que são atuantes nessas áreas.
O objetivo da edição 2025 é o de aproximar os estudantes da realidade do setor nuclear, abordando sua evolução histórica, as tecnologias emergentes e as perspectivas futuras. Um dos pilares do evento é fomentar o engajamento dos alunos, criando oportunidades de aprendizado, networking, estágios e futuras inserções profissionais por meio da interação com a indústria, conforme explica a estudante Camilly Penha, uma das copresidentes do SEEN e aluna de iniciação científica do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN):
“Buscamos levar para a SEN um panorama de momentos em que a Ciência Nuclear revolucionou a humanidade, e diferente do que muitos possam pensar, não falaremos de nada bélico, mostraremos para o público que a ciência nuclear se faz muito mais presente do que se imagina”.
Camilly declarou que está com uma perspectiva otimista para o evento deste ano, já que a estrutura dele foi modificada em comparação às edições passadas, de forma a incluir mais atividades para os participantes, como minicursos, visitas técnicas e um dia de “Cinema Nuclear”, que acontecerá em 4 de setembro, onde serão exibidos filmes educativos para alunos de escolas públicas, visando um modelo de evento ainda mais interativo.
Participantes da SEN farão visita ao IEN/CNEN
-
Fachada de entrada ao Reator Argonauta do IEN/CNEN, que receberá os estudantes da Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ. Foto: Gledson Júnior
A Semana de Engenharia Nuclear (SEN) contará com duas visitas técnicas às instituições científicas do setor nuclear. No dia 2 de setembro, haverá um minicurso na Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ), na Ilha das Cobras, centro do Rio de Janeiro.
Já no dia 3, será a vez do IEN/CNEN receber um grupo de alunos da Seção Estudantil de Engenharia Nuclear da UFRJ para um minicurso “Contribuições de experiências em divulgação científica sobre energia nuclear, em eventos de C,T&I”, a ser ministrado pela professora Valéria Pastura. Está prevista também uma visita técnica às instalações do IEN/CNEN, como aos laboratórios que compõem o setor do Reator Argonauta.
“Tenho expectativas muito positivas para essa visita ao IEN/CNEN. Acredito que será uma oportunidade inspiradora para os alunos se aproximarem do ambiente de pesquisa, trocarem experiências com profissionais da área e fortalecerem ainda mais o interesse pela engenharia nuclear. Estou confiante de que esse contato direto com o Instituto vai ampliar horizontes e despertar novas motivações acadêmicas e profissionais. Além disso, acho importante trazer alunos que ainda não tiveram esse contato com algo material do setor nuclear, para mostrar que factualmente temos qualidade em pesquisa e que todos podem fazer parte da construção do futuro nuclear se quiserem”, afirmou Júlia Carvalho, outra copresidente de Seção Estudantil de Engenharia Nuclear.
O último dia do SEN será dedicado à realização de palestras em que irão abordar, entre outras temáticas, a Geopolítica Nuclear, data sciense, fusão nuclear e os marcos históricos do setor.
Dentre os palestrantes já confirmados para participar do evento estão a própria Valéria Pastura, o Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Engenharia Nuclear (CNEN), Dr. Alessandro Facure Soares, o Chefe de Gabinete do Presidente da Eletronuclear, Dr. André Luiz Rodrigues Osório, o Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP, Dr. Carlos Alberto Aragão, entre outros especialistas.
Escrita por: José Lucas Brito (SETCOS/ IEN)
Fonte: Instituto de Engenharia Nuclear – IEN