A Fundação lança nessa quinta-feira, 8 de agosto, a segunda edição dos editais de apoio ao “Jovem Pesquisador Fluminense (JPF)” – com vínculo e sem vínculo – em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Estado do Rio de Janeiro. Os editais, que visam apoiar jovens pesquisadores contratados, bem como atrair novos pesquisadores para as instituições de pesquisa do estado do Rio de Janeiro, contam nessa edição com um aumento de 166% de recursos investidos, que somados alcançam um investimento de R$ 50 milhões. Espera-se que os proponentes já tenham produção de conhecimento internacionalmente competitiva, demonstrada em pesquisa após a conclusão do Doutorado, e que se encontrem ainda em fase de consolidação. São elegíveis somente proponentes com menos de dez anos de doutoramento.
Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, esse edital é crucial para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado: “Investimos na formação de doutores por muitos anos e os melhores talentos acabam saindo do estado ou mesmo do País por não terem condições de desenvolver aqui mesmo suas pesquisas inovadoras”, completou o presidente.
A reedição desses dois importantes programas vem coroar o sucesso obtido na primeira edição. De acordo com a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, os programas “Jovem Pesquisador Fluminense” dão oportunidade a muitos pesquisadores para seguirem seus estudos e avançarem na produção do conhecimento. “É também uma forma de reter nossos talentos no estado”, afirmou Bouskela.
No edital JPF com vínculo a ICTs, o apoio será concedido na forma de Auxílio à Pesquisa aos jovens pesquisadores com excepcional desempenho e a ser realizado em ICTs sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e para a melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas nos projetos apresentados.
No caso do edital JPF sem vínculo a ICTs, os pesquisadores contemplados serão apoiados pela FAPERJ por 36 meses com Auxílio e Bolsa. A bolsa concedida ao pesquisador contemplado, denominada “Bolsa Jovem Pesquisador Fluminense (JPF)”, é de dedicação exclusiva à pesquisa e possui valor mensal de R$ 8 mil. O bolsista da modalidade “Jovem Pesquisador Fluminense” não poderá ter vínculo empregatício.
Além dos recursos de custeio e capital, poderão ser solicitadas bolsas de Iniciação Científica (IC) e Pós-Doutorado (PDR). Caso essas bolsas sejam solicitadas, estas somente serão implementadas após o depósito do auxílio financeiro referente às rubricas de custeio e capital em cada projeto.
Confira abaixo os dois editais na íntegra:
Edital FAPERJ Nº 21/2024 – Programa de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense com Vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro
Edital FAPERJ Nº 22/2024 – Programa de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense sem Vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro