Em debate o desenvolvimento, as cidades e a engenharia pública

A Engenharia e as Cidades Brasileiras é o tema central do seminário a ser realizado, no próximo dia 29, quarta-feira, no Clube de Engenharia, que se une à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) no movimento Engenharia Unida. A proposta é fruto de debates realizados com milhares de profissionais da área em todo o país, e surgiu como contribuição da engenharia a um plano nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Lançado em 2006 pela FNE e sindicatos filiados, o projeto levou o debate às cinco regiões do país e lançou o manifesto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, propondo elevar investimentos públicos e privados na área, alterar a política macroeconômica, reduzir juros e facilitar crédito.
Inúmeras propostas do Cresce Brasil entraram no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2007. Em 2009, foi atualizado, ampliado e lançado sob o título "O Cresce Brasil e a Superação da Crise". E, em 2011, colocou o foco na Copa 2014, levantando debate sobre os preparativos para o evento e como poderia beneficiar a população brasileira. Atualmente o foco é o lançamento da edição “Cidades”, no Clube de Engenharia. 

Valorização profissional
Segundo Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE, no artigo "Lutar pelo desenvolvimento, valorizar a engenharia", neste ano de 2016 o projeto pretende oferecer aos candidatos a prefeito, de várias cidades, propostas para boa gestão, visando a assegurar desenvolvimento e qualidade de vida à população. A publicação aborda temas como finanças, mobilidade e transporte, saneamento básico, habitação, iluminação e internet pública. Segundo afirmou Murilo, o objetivo do seminário é traçar um diagnóstico da situação do Rio de Janeiro nesses setores e propor soluções viáveis e de impacto real.

Também será tema do seminário o resgate da engenharia na gestão pública, através de concursos públicos. A esse respeito, o presidente da FNE afirma: "Isso significa fazer com que as funções técnicas sejam ocupadas por profissionais habilitados, inclusive em cargos considerados ‘de confiança’.  O mal não reside em haver nomeações políticas, desde que feitas com transparência e dentro de parâmetros éticos e legais; o problema é que essas não levem em conta também a capacidade da pessoa a ser indicada."

Movimento Engenharia Unida
O movimento, que agrega profissionais da área em todo o Brasil, visa a valorizar a atuação profissional e destacar engenheiros como protagonistas para o crescimento e desenvolvimento do país. Busca fomentar a participação da categoria em diálogos com entidades, empresas, governantes, profissionais e sociedade em geral. Alguns dos ideais são: demonstrar o papel do engenheiro como agente transformador do futuro e criar propostas factíveis para geração de emprego e renda, com qualidade de vida, dignidade e oportunidades para cidadãos brasileiros.

Programação
Os presidentes do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, e da FNE,  Murilo Celso de Campos Pinheiro farão a abertura do evento. O coordenador técnico do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, engenheiro Carlos Monte, será o moderador da mesa sobre "Desafios das cidades brasileiras", com a participação dos palestrantes: Marco Aurélio Cabral Pinto, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Jurandir Fernandes, Coordenador do Conselho Assessor de Transportes e Mobilidade Urbana do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) e ex-secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Farão  os comentários: Vicente de Paula Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro e Luiz Edmundo Costa Leite, Secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo do Município de Duque de Caxias.

A segunda mesa, "Resgatar a engenharia na questão pública", terá Renato da Silva Almeida, conselheiro vitalício do Clube de Engenharia, como moderador. Os palestrantes serão Marcio Queiroz Ribeiro, conselheiro do Clube, e Nilo Olvídio Lima Passos, presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj). Comentarão esta mesa Antonio Octaviano, diretor de Extensão do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) e Carlos Bastos Abraham, vice-presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). 

Confira a programação completa aqui. 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo