CLUBE ENCAMINHA SUGESTÕES AO PDE 2024
A carga de energia do SIN é definida pelo PDE 2024 como “atendimento ao mercado (consumo + perdas)”. No PDE 2023, em 2014, o índice de perdas foi 16,9% e no PDE 2024, em 2015, o índice cresceu para 18,0% em função do aumento em todos os subsistemas regionais, mais significativamente no Norte, de 20,6% em 2014 para 26,7% em 2015.
A proposta é a manutenção da operação em 2018 para não prejudicar o custo doempreendimento e consequente ampliação de prejuízos da Eletronuclear.
3. INVESTIMENTOS EM NOVAS REFINARIAS DA PETROBRÁS – PDE 2024 página 281
No PDE 2024 o refino total cai para 2 705 mil bpd sem as novas refinarias Premiun I e II, mas com ampliação do parque de refino atual para 2 310 mil bpd, decréscimo na RNEST para 230 mil bpd e mantendo o COMPERJ-1º trem em 165 mil bpd.
O balanço de produção x demanda dos principais derivados no PDE 2023 (com Premiun I e II) no total tinha um déficit de 18,7 mil m³/dia, destacando o déficit da gasolina de 28,9 mil m³/dia e o saldo de diesel de 7,1 mil m³/dia.
O balanço de produção x demanda dos principais derivados no PDE 2024 (sem Premiun I e II) no total tem um déficit de 45,2 mil m³/dia, destacando o déficit da gasolina de 10,9 mil m³/dia e o déficit de diesel de 36,5 mil m³/dia.
Os Investimentos no refino no período 2014/2023 alcançam US$ 29,1 bilhões sendo US$ 19 bilhões nas Premiun I e II.
Os investimentos no refino no período 2015/2024 alcançam US$ 17,1 bilhões. A diferença com o PDE 2023 é menor que os investimentos na Premiun I e II devido ao acréscimo de investimentos em US$ 7,4 bilhões na ampliação do refino atual.
O diretor de Engenharia da Petrobras na sua exposição ao Conselho Diretor do CLUBE DE ENGENHARIA afirmou que as refinarias Premiun I e II estão em fase de elaboração de projeto com foco em instalações simples e que usem equipamentos padronizados, (padrões internacionais) apoiados em experiências como as da China, Índia e Coreia do Sul.
A exportação de cerca de 2 milhões de bpd em 2024 é uma previsão que ocorreria sem a implantação das refinarias Premiun I e II. Estes valores privilegiam uma política exportadora de petróleo bruto com consequências no comercio internacional que devem ser discutidos amplamente nos setores do governo e com entidades da sociedade.
A proposta é manutenção, no PDE 2024, dos investimentos de US$ 19 bilhões na Premiun I e II, justificado pela diminuição do déficit total produção x demanda dos derivados de petróleo, destacando uma maior exportação de produtos com maior valor agregado como óleo diesel e QAV.
4. Cumpre reativar em toda a plenitude o Programa do Uso Racional e Eficiente de Combustíveis, dos Derivados de Petróleo, intitulado de CONPET.
O Brasil é um grande importador de óleo diesel, causando déficit nos balanços da Petrobras edo Brasil. Evitando o desperdício economizamos divisas e minimizamos os prejuízos da Petrobras.
Tem também o aspecto ambiental; menos queima de óleo diesel, menos poluição atmosférica.
Havia um grande capítulo dedicado às empresas transportadoras rodoviárias, trabalho com as Escolas – educação contra o desperdício e controle ambiental, entre outros.
Para implementação deste Programa CONPET, a Petrobras tinha convênio com o SENAI e também com várias escolas técnicas, permitindo geração de conhecimento e de postos de trabalho.