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Informe do Clube de Engenharia – 08 de outubro do 2015

CLUBE ENCAMINHA SUGESTÕES AO PDE 2024

A presença do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, dia 2 de outubro no Clube de Engenharia, para apresentação do Plano Decenal de Energia 2024 (PDE), já resultou em ações concretas. Diretoria e conselheiros, com informações técnicas suficientes, atendendo o prazo limite de 7 de outubro para envio de sugestões ao Plano, conforme Portaria 445 de 15/9/2015, encaminharam nesta quarta-feira ao Gabinete do Ministro de Minas e Energia as contribuições do Clube ao PDE. São elas:
1. PERDAS NO SIN – PDE 2024 página 46

A carga de energia do SIN é definida pelo PDE 2024 como “atendimento ao mercado (consumo + perdas)”. No PDE 2023, em 2014, o índice de perdas foi 16,9% e no PDE 2024, em 2015, o índice cresceu para 18,0% em função do aumento em todos os subsistemas regionais, mais significativamente no Norte, de 20,6% em 2014 para 26,7% em 2015. 

A sugestão é no horizonte decenal propor metas mais agressivas, com um planejamento mais detalhado das perdas técnicas nos subsistemas e a desagregação do impacto das perdas comerciais.
A maior integração do SIN e a evolução tecnológica do setor elétrico, neste próximo decênio, terão também como um dos focos a diminuição das perdas técnicas.

Proposta das metas dos índices de perda total:
2015 —– 18%
2019 —– 16,5%
2024 —– 15%

Em 2019 a proposta de meta é pouco inferior a 16,9% do valor de 2014, no PDE 2023.

2. GERAÇÃO TERMONUCLEAR – PDE 2024 página 89

O PDE 2024 alterou o inicio da operação para janeiro de 2019, enquanto no PDE 2023 estava para junho de 2018. O adiamento é induzido por dificuldades no fechamento dos financiamentos agravados pelas investigações da Lava Jato nos contratos de construção e montagem de ANGRA III, agora paralisados pela espera dos resultados da comissão de investigação da Eletrobrás.

A proposta é a manutenção da operação em 2018 para não prejudicar o custo doempreendimento e consequente ampliação de prejuízos da Eletronuclear.

3. INVESTIMENTOS EM NOVAS REFINARIAS DA PETROBRÁS – PDE 2024 página 281

No PDE 2023 tinha se planejado a finalização da RENEST com refino de 260 mil bpd e doCOMPERJ com o refino de 165 mil bpd,. As novas refinarias Premiun I e II acrescentariam mais 600 mil bpd que somando ao do parque de refino atual de 2 220 mil bpd totalizariam 3 245 mil bpd.

No PDE 2024 o refino total cai para 2 705 mil bpd sem as novas refinarias Premiun I e II, mas com ampliação do parque de refino atual para 2 310 mil bpd, decréscimo na RNEST para 230 mil bpd e mantendo o COMPERJ-1º trem em 165 mil bpd.

O balanço de produção x demanda dos principais derivados no PDE 2023 (com Premiun I e II) no total tinha um déficit de 18,7 mil m³/dia, destacando o déficit da gasolina de 28,9 mil m³/dia e o saldo de diesel de 7,1 mil m³/dia.

O balanço de produção x demanda dos principais derivados no PDE 2024 (sem Premiun I e II) no total tem um déficit de 45,2 mil m³/dia, destacando o déficit da gasolina de 10,9 mil m³/dia e o déficit de diesel de 36,5 mil m³/dia.

Os Investimentos no refino no período 2014/2023 alcançam US$ 29,1 bilhões sendo US$ 19 bilhões nas Premiun I e II.

Os investimentos no refino no período 2015/2024 alcançam US$ 17,1 bilhões. A diferença com o PDE 2023 é menor que os investimentos na Premiun I e II devido ao acréscimo de investimentos em US$ 7,4 bilhões na ampliação do refino atual.

O diretor de Engenharia da Petrobras na sua exposição ao Conselho Diretor do CLUBE DE ENGENHARIA afirmou que as refinarias Premiun I e II  estão em fase de elaboração de projeto com foco em instalações simples e que usem equipamentos padronizados, (padrões internacionais) apoiados em experiências como as da China, Índia e Coreia do Sul.

A exportação de cerca de 2 milhões de bpd em 2024 é uma previsão que ocorreria sem a implantação das refinarias Premiun I e II. Estes valores privilegiam uma política exportadora de petróleo bruto com consequências no comercio internacional que devem ser discutidos amplamente nos setores do governo e com entidades da sociedade.

A proposta é manutenção, no PDE 2024, dos investimentos de US$ 19 bilhões na Premiun I e II, justificado pela diminuição do déficit total produção x demanda dos derivados de petróleo, destacando uma maior exportação de produtos com maior valor agregado como óleo diesel e QAV.

4. Cumpre reativar em toda a plenitude o Programa do Uso Racional e Eficiente de Combustíveis, dos Derivados de Petróleo, intitulado de CONPET.

Este programa tinha como objetivo dentre outros tantos, o uso racional e eficiente de Derivadosdo Petróleo, tais como: óleo diesel, face a grande demanda para atender ao transporte urbano, interurbano (ônibus, vans), transporte de passageiros e de cargas rodoviárias.

O Brasil é um grande importador de óleo diesel, causando déficit nos balanços da Petrobras edo Brasil. Evitando o desperdício economizamos divisas e minimizamos os prejuízos da Petrobras.

Tem também o aspecto ambiental; menos queima de óleo diesel, menos poluição atmosférica.

Os demais derivados de petróleo tais como gasolina, óleo combustível, etc;

Havia um grande capítulo dedicado às empresas transportadoras rodoviárias, trabalho com as Escolas – educação contra o desperdício e controle ambiental, entre outros.

Para implementação deste Programa CONPET, a Petrobras tinha convênio com o SENAI e também com várias escolas técnicas, permitindo geração de conhecimento e de postos de trabalho.

 

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