Lançamento de livro com palestra no Clube de Engenharia do Brasil apresenta a história da mineração no país do ciclo do ouro aos atuais impactos ambientais

A história da mineração brasileira desde o século XVI até a época contemporânea é tema da palestra que o geólogo e professor Iran Ferreira Machado fará no próximo dia 10 de julho, às 18horas, no auditório do 22o andar do Clube de Engenharia do Brasil. O evento é parte do lançamento do livro “História da Mineração Brasileira” do qual é autor em parceria com a professora Silvia Figueirôa.

Serão abordados os aspectos positivos da indústria mineral no tocante à ocupação do território, ao desenvolvimento econômico e social, à industrialização do país e ao comércio exterior. Também estarão em pauta aspectos negativos da indústria mineral, como relações com comunidades, incluindo as indígenas, o meio ambiente e a questão climática.

Iran Ferreira Machado é graduado em geologia pela UFPE em 1961. PhD em geologia pela Universidade de Uppsala (Suécia) em 1967. Professor de política mineral aposentado do Instituto de Geociências da Unicamp durante 17 anos. Ex-diretor associado do IG/Unicamp. Ex-secretário técnico do CT-Mineral do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos-CGEE.

O livro analisa o acelerado progresso tecnológico, o aumento da população e consequente demanda de matéria-prima com as consequências devastadora da atividade de mineração nos últimos séculos. A obra relata que houve esforços para desenvolver tecnologias e práticas para amenizar as consequências nefastas da mineração. Entretanto, afirma “quase sempre, o aumento de custos que estas iniciativas acarretavam predominou sobre decisões civilizadas. Este é um dilema que acompanhará sempre as atividades extrativistas.”

Iran Machado e Silvia Figueirôa buscam contar esta história com isenção, equilíbrio e justiça. Os autores apresentam detalhes que tornam o livro uma leitura obrigatória para todos aqueles interessados tanto em meio ambiente como também em racionalidade econômica. Os inúmeros dilemas, as tragédias recorrentes devidas ao descaso, tudo é enfrentado com clareza e honestidade.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência