“Neoindustrialização Brasileira” foi lançado no Clube, com a presença do presidente da Fnep, Celso Pansera, que está entre os autores
O salão do 24º andar da sede do Clube de Engenharia do Brasil ficou lotado na última sexta-feira (21) para o lançamento do livro “Neoindustrialização Brasileira“. A obra, organizada pelo engenheiro Sérgio Roberto Knorr Velho, traz textos de diversos intelectuais sobre o desafio do país de estancar o processo de desindustrialização ocorrido nos últimos anos e adotar novos rumos de desenvolvimento industrial. O presidente da entidade, Francis Bogossian, recebeu os visitantes e saudou a contribuição desse trabalho, ao lado do presidente da FINEP, Celso Pansera.

“O Clube de Engenharia do Brasil acompanha com otimismo, mas sem descuidar do olhar crítico, para assegurar que não ocorram desvios de objetivos. É necessária a definição de um planejamento de longo prazo, para que haja efetividade nos resultados dos investimentos alocados. O Brasil precisa de uma política de Estado, que não fique condicionada aos interesses de cada novo governo”, afirmou Francis.
Com artigos que tratam do diagnóstico para os problemas brasileiros e também apontam para as soluções para um desenvolvimento mais sustentável e de qualidade, o livro vem a público num momento crucial em que começam a surgir os primeiros resultados do programa Nova Indústria Brasil (NIB), do Governo Federal. Ele foi previamente discutido com técnicos e lideranças de organizações empresariais e dos trabalhadores. Está sob a coordenação do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que assina o prefácio da obra.


O NIB foi lançado em janeiro de 2024 e seus números têm sido positivamente surpreendentes. No último balanço apresentado, o total de investimentos previstos tanto por parte do setor público quanto da iniciativa privada já está em R$ 3,4 trilhões. Pansera destacou o apoio crescente da FINEP para programas de inovação, que são vitais para o sucesso do NIB.

“A FINEP e o BNDES estão muito firmes no apoio ao programa. Nós já aprovamos R$ 30 bilhões de financiamentos de projetos. É um programa que de fato existe e que vai ter impacto para mudar a realidade da indústria de manufatura do Brasil e a realidade dos empregos na nossa economia”, destacou Pansera.
O lançamento contou com a participação de parte dos autores, como o economista Hudson Mendonça, que assina um dos capítulos do livro junto com Pansera. O evento também contou com a presença do economista e professor André Nassif, outro colaborador do livro, e da socióloga Verena Hitner, atual diretora do Departamento de Governança e Indicadores de Ciência e Tecnologia da Secretaria-Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além do vice-presidente do Clube e chefe de gabinete da Fnep, Fernando Peregrino.

Para adquirir o livro, acesse o link: https://www.blucher.com.br/neoindustrializacao-brasileira-9788521222903