Mais de mil pessoas participam de lançamento de Manifesto pela Soberania no Clube de Engenharia do Brasil

Mais de 170 entidades assinaram o documento que estabelece a criação de uma Assembleia Permanente pela Soberania

Mais de mil pessoas compareceram ao lançamento do “Manifesto pela Soberania Nacional, a Soberania do Brasil não se Negocia”, realizado em ato público no Clube de Engenharia do Brasil, nesta segunda-feira (01/09). Assinado por mais de 170 entidades, o documento repudia as recentes tentativas de intervenção dos Estados Unidos e oficializa a criação de uma Assembleia Permanente pela Soberania, cujo foco será discutir estratégias para evitar a interferência estrangeira e ataques à democracia brasileira.

“Estamos aqui para afirmar, alto e claro, que o Brasil não aceita tutela. Não aceita imposições externas e não renunciará a seu direito soberano de decidir o próprio destino. Neste ato, lançamos a semente de uma Assembleia Permanente pela Soberania porque a luta não se encerra em um dia. Ela deve ser constante, vigilante, mobilizadora. O Clube de Engenharia do Brasil reafirma seu compromisso de ser espaço de diálogo, de formulação e de resistência”, afirmou o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian.

Lido pelo ator Antonio Grassi durante o ato público, o manifesto repudia o ataque ao estado democrático de direito e lembra que o Brasil tem uma trajetória marcada por lutas, como a conquista da Independência e o combate à ditadura. “Não aceitaremos intimidações, nem gerências que atentem contra a liberdade do povo brasileiro de decidir seu próprio destino. Nossa constituição é clara: o Brasil rege-se pela independência nacional, pela prevalência dos direitos humanos, pela não intervenção e pela igualdade entre as nações”, ressalta o documento.

Representantes de vários setores da sociedade brasileira compareceram ao ato, que lotou três andares do Clube de Engenharia. Entre eles, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa; o ex-ministro José Dirceu; a ex-ministra Ana Holanda; o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho; o ex-presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Pedro Celestino; a jornalista Hildegard Angel; o ex-ministro Carlos Lupi; a influencer Aline Dutra; e os deputados Benedita da Silva, Glauber Braga, Jandira Feghali, Reimont, Tarcísio Motta, Luiz Paulo e Marina do MST.

“Esse evento é de importância única. O Clube de Engenharia reuniu lideranças significativas. E é muito importante que tenha sido o Clube de Engenharia porque a Ciência, a Tecnologia e a Educação, hoje no mundo, são elementos fundamentais para a soberania. Quem não tem controle sobre a tecnologia, quem não desenvolve a Ciência não terá futuro. Sabemos que o ataque à Engenharia brasileira, à Petrobras, ao Pré-sal foi o instrumento usado por aqueles que hoje estão apoiando o (presidente Donald) Trump”, ressaltou o ex-ministro José Dirceu.

Para fazer frente a essas tentativas de interferência, foi criada a Assembleia Permanente pela Soberania. “Esse ato de unidade foi muito importante para reunir todas essas instituições tão relevantes. Agora, por meio da assembleia, vamos nos reunir regularmente para discutir os caminhos a seguir para evitar novos ataques. Precisamos voltar às ruas e mostrar que o Brasil é um país independente”, defendeu Bogossian.

Conduzido por Fernando Peregrino, vice-presidente do Clube de Engenharia do Brasil, as falas no evento ressaltaram pontos como a defesa da soberania econômica, tecnológica e política do Brasil; a denúncia das pressões externas que buscam fragilizar a nação; a convocação para uma mobilização permanente em defesa da democracia e do desenvolvimento nacional. Temas como a defesa da população palestina frente ao genocídio em curso na faixa de Gaza e do mandato do deputado Glauber Braga, ameaçado de cassação no Congresso, em vários momentos foram palavras de ordem entoadas pela plateia formada por representantes de diversas entidades dos movimentos sociais.

Leia a íntegra do Manifesto pela Soberania Nacional:

A SOBERANIA DO BRASIL NÃO SE NEGOCIA!

Os abaixo assinados, reunidos no dia 1º de Setembro na sede do Clube de Engenharia do Brasil, diante das ameaças que vive nossa Nação, vêm se pronunciar publicamente perante o povo brasileiro.

O Brasil é uma nação forjada em mais de dois séculos de lutas, entre elas a conquista da Independência, a superação da escravidão, a construção da República e a defesa permanente dos direitos trabalhistas e da Democracia. Esses marcos constituem o patrimônio imaterial de nosso povo, que jamais aceitou submissão ou tutelas estrangeiras.

Hoje, essa mesma soberania está sob ameaça. Interesses do governo de uma nação estrangeira buscam impor restrições à nossa economia, interferir em nossas instituições e ditar os rumos do nosso desenvolvimento. Infelizmente, com o incentivo e colaboração de brasileiros, que traem nossa Pátria, em conluio com os agressores externos, atacando a Justiça de seu próprio País.

Trata-se de um ataque grave ao Estado Democrático de Direito e à autodeterminação de nossa Pátria.

Não aceitaremos intimidações, nem ingerências que atentem contra a liberdade do povo brasileiro de decidir seu próprio destino.

Nossa Constituição é clara: o Brasil rege-se pela independência nacional, pela prevalência dos direitos humanos, pela não intervenção e pela igualdade entre as nações.

Exigimos, portanto, o mesmo respeito que oferecemos ao concerto internacional.

Neste momento, em que pressões externas tentam subjugar o Brasil, nós da sociedade civil, entidades representativas, a academia, trabalhadores, intelectuais, estudantes e os brasileiros em geral unimo-nos em um só propósito: defender a soberania nacional como condição para a Democracia, o desenvolvimento e a justiça social. Por isso, eventuais diferenças políticas devem ceder lugar àquilo que nos une: o amor à nossa pátria e a defesa de sua integridade.

Curvar-se a imposições externas é abrir mão do nosso futuro, é negar a possibilidade de uma nação livre, justa e solidária. A soberania do Brasil é inegociável. É sobre ela que repousa o direito de nosso povo construir seu destino com dignidade e independência. Vamos permanecer vigilantes e atuantes como uma assembleia permanente até que cessem essas abomináveis agressões externas à nossa Pátria!

Viva o Brasil!
Viva a Soberania Nacional!

Veja fotos do evento:

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência