O Instituto Brasileiro de Estudos Políticos – IBEP e o Clube de Engenharia do Brasil – CEB manifestam a sua mais veemente condenação ao ataque à República Bolivariana da Venezuela por parte dos Estados Unidos da América. Ao retomar a tradição imperialista de seu país, o governo de Donald Trump agride os princípios de autodeterminação das nações sob a alegação de combate ao narcoterrorismo, quando é sabido o seu verdadeiro objetivo, as reservas petrolíferas venezuelanas.
Como entidade que sustenta a soberania nacional e o multilateralismo, o governo brasileiro agiu de forma a preservar a não-intervenção, verdadeiro instituto que nos faz respeitado nos foros internacionais. E nesse sentido, apoiar a posição assumida pelo Brasil diante de mais uma das muitas violações que têm sido praticadas pelos governos norte-americanos.
Diante desse fato criminoso do ponto de vista das tradições democráticas no trato das questões a envolver interesses múltiplos, o IBEP apoia a decisão dos governos latino-americanos que se insurgiram contra essa agressão ao povo venezuelano.
Pela autodeterminação dos povos nacionais!
Pela retirada dos agressores do território soberano da Venezuela!
Pela integridade das nações, independente da maior ou menor legitimidade de seus governos!
As Diretorias do IBEP e do CEB



