O Clube de Engenharia do Brasil manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, que causou enorme comoção no Brasil e no mundo, nesta segunda-feira, dia 21.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nome escolhido após sua eleição em 2013, deixou um legado de respeito a valores como fraternidade, humildade e respeito às diferenças. Foi um exemplo que conquistou não só a admiração dos católicos, como de membros de diversas religiões e até dos que não possuem uma orientação religiosa.
Seu pontificado, nestes últimos anos, não deixar de servir de inspiração para os engenheiros e engenheiras, por ter enfrentado problemas complexos da Igreja e por ter implementado reformas com o objetivo de sanar os problemas enfrentados pela instituição. Seu compromisso com a sustentabilidade e a justiça social, expresso na encíclica Laudato Si’ também se coaduna com os princípios da engenharia atual.
Sua eleição foi um marco na história da Humanidade, por ter alçado a um posto de tamanha importância, pela primeira vez, um sacerdote sul-americano. O pontífice argentino, que visitou o Brasil em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude, celebrou a união entre os povos e apontou para um caminho de maior solidariedade e igualdade entre os povos.
A Diretoria do Clube se sensibiliza por essa perda sentida pelos fiéis católicos e por todos os admiradores do Papa Francisco de todos os credos.
Francis Bogossian – Presidente do Clube de Engenharia do Brasil