O Clube de Engenharia perdeu um de seus sócios mais antigos e ilustres, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino Braga, que deixou a vida nesta quinta-feira (03), aos 93 anos. Ele era um apaixonado pelo país e dedicou praticamente toda a sua trajetória à causa pública.
Saturnino se formou em Engenharia pela antiga Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1954 e dois anos depois se associou ao Clube. Ele exerceu por três vezes o mandato de conselheiro da entidade (de 1991 a 1994; de 1995 a 1998 e de 2010 a 2013) e foi chefe da Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia (DCTEC) entre 2009 e 2011, ano em que recebeu uma homenagem do Clube pelos seus 80 anos e por sua ilibada carreira e postura cívica.
A contribuição de Saturnino Braga para o país foi monumental, tendo em vista sua atuação no BNDES (antigo BNDE), sua luta pela democratização do país e por sua coragem à frente da Prefeitura do Rio, época em que enfrentou extremas dificuldades. Esta data, em que também se comemora a Revolução de 1930, será marcada pela despedida de um honrado engenheiro brasileiro, cujo legado não deve ser esquecido.
A Diretoria do Clube de Engenharia manifesta seu extremo pesar por essa perda, que certamente é também o sentimento dos familiares, amigos e admiradores de Saturnino. Foi um filho desta Pátria, que a tanto a honrou, e que por isso não será esquecido jamais!
Francis Bogossian
Presidente
Clube de Engenharia