NOTA DE PESAR – Roberto Saturnino Braga (1931-2024)

O Clube de Engenharia perdeu um de seus sócios mais antigos e ilustres, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino Braga, que deixou a vida nesta quinta-feira (03), aos 93 anos. Ele era um apaixonado pelo país e dedicou praticamente toda a sua trajetória à causa pública.

Saturnino se formou em Engenharia pela antiga Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1954 e dois anos depois se associou ao Clube. Ele exerceu por três vezes o mandato de conselheiro da entidade (de 1991 a 1994; de 1995 a 1998 e de 2010 a 2013) e foi chefe da Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia (DCTEC) entre 2009 e 2011, ano em que recebeu uma homenagem do Clube pelos seus 80 anos e por sua ilibada carreira e postura cívica.

A contribuição de Saturnino Braga para o país foi monumental, tendo em vista sua atuação no BNDES (antigo BNDE), sua luta pela democratização do país e por sua coragem à frente da Prefeitura do Rio, época em que enfrentou extremas dificuldades. Esta data, em que também se comemora a Revolução de 1930, será marcada pela despedida de um honrado engenheiro brasileiro, cujo legado não deve ser esquecido.

A Diretoria do Clube de Engenharia manifesta seu extremo pesar por essa perda, que certamente é também o sentimento dos familiares, amigos e admiradores de Saturnino. Foi um filho desta Pátria, que a tanto a honrou, e que por isso não será esquecido jamais!

Francis Bogossian
Presidente
Clube de Engenharia

Sobre o Autor

Francis Bogossian

Francis Bogossian

Bio: É formado em Engenharia Civil e fundador da Geomecânica. Presidiu a ANE (Academia Nacional de Engenharia), entre 2017 e 2023, e atualmente é presidente do Clube de Engenharia, tendo exercido mandatos à frente da entidade, entre 14/09/2009 e 14/09/2015.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência