
Sérgio Rocha Lima, formado em Engenharia de Telecomunicações e Análise de Sistemas, que atua como consultor nas áreas de negócios e inovação tecnológica, realizou palestra no Clube de Engenharia sobre “O Engenheiro Empresário / Empreendedor – Caminhos para o Sucesso”.
Mudar paradigma envolve, por exemplo, perceber que a configuração atual das empresas mudou. A quebra do modelo de hierarquia, em muitos casos, acabou com os cargos de presidência, diretoria, entre outros, assumindo uma estrutura mais horizontal e enxuta. As funções estão distribuídas entre menos empregados. E dentre as opções existentes para sair de uma situação de inércia, além das tradicionais – como enviar currículos e prestar concurso público – está o empreendedorismo.
Rocha explicou que alguém pode se tornar empreendedor por necessidade – na ausência de outra fonte de renda – ou por oportunidade. Profissionais já ligados à tecnologia – ou negócios que possam ser viabilizados via novas mídias – estão empreendendo com startups: novas empresas digitais, com um elemento diferencial que atenda a uma necessidade do mercado consumidor. Mas para todo novo negócio é preciso ter consciência do risco. Segundo o palestrante, só se investe em um novo negócio o dinheiro que “pode ser perdido”, e para que não seja um fracasso – uma vez que metade das novas empresas falem em dois anos – é fundamental o planejamento, com plano de negócio, questões financeiras, trabalhistas, de marketing, etc.
A palestra foi promovida, no dia 12 de novembro, pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e Divisões Técnicas de Exercício Profissional (DEP), Formação do Engenheiro (DFE) e Manutenção (DMA), e contou com o apoio das Divisões Técnicas de Engenharia Econômica (DEC), Engenharia Industrial (DEI) e Ciência e Tecnologia (DCTEC).