A energia constitui questão política da maior importância por dizer respeito às bases físicas da produção de riquezas. O controle da energia está diretamente associado ao controle sobre o ritmo e a orientação do desenvolvimento material. Dessa forma, a Petrobrás, enquanto instrumento do Estado para assegurar o comando nacional sobre a matriz energética e possibilitar o planejamento social do seu aproveitamento industrial, é e foi criada para ser uma instituição-chave da soberania brasileira.
Objetivo dos debates: Esclarecer a relação entre energia, desenvolvimento e soberania nacional e a importância da Petrobrás para sustentar essa relação em níveis progressivos.
Palestrante: Felipe Maruf Quintas, mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Realização: Diretoria de Atividades Técnicas do clube de Engenharia – Divisão Técnica Especializada de Petróleo e Gás (DPG).