Plataforma Alumni UFRJ acompanha carreiras e fortalece vínculos com egressos 

Ex-alunos dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, formados no período de 2010 a setembro de 2025, podem fazer cadastro e complementar informações. Em breve, será a vez dos graduados

Quem pensa que o vínculo da Universidade Federal do Rio de Janeiro com seus estudantes termina após a colação de grau ou a concessão do título de mestre ou doutor não conhece a proposta da Alumni UFRJ. Por meio da plataforma desenvolvida pelo Laboratório do Futuro do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), a Minerva segue atenta, acompanhando, ao longo do tempo, a trajetória profissional dos discentes formados pela instituição. A base inicial da ferramenta é alimentada pelos dados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), compartilhados pela Superintendência-Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (SGTIC). 

No momento, o cadastro e a complementação de informações profissionais podem ser realizados por aqueles que concluíram o mestrado ou o doutorado entre 2010 e setembro de 2025. Em breve, haverá a ampliação desse período, bem como a inclusão dos cursos de graduação. A plataforma, além de possibilitar a expansão da rede de contatos dos ex-alunos e a troca de experiências, pode auxiliar os egressos a tomarem decisões de carreira mais assertivas, pautadas em dados disponibilizados a respeito do mercado de trabalho: 

“Dividimos o projeto em duas partes. A primeira com dados primários extraídos do SIGA e complementados pelo usuário. Com isso, foi possível entender a trajetória profissional de cada um. Além disso, criamos uma plataforma com dados secundários, para o cruzamento das informações, reunindo dados de bases disponíveis, como da Receita Federal e do Ministério do Trabalho, para acompanhar a trajetória deles. Isso dentro da lógica de compreender qual o impacto para a sociedade de uma grande universidade pública como a UFRJ”, detalha Daniela Uziel, diretora da INOVA UFRJ.

Plataforma Alumni UFRJ acompanha carreiras e fortalece vínculos com egressos  14.11.2025 Daniela Uziel Inova foto Leandro Joras
Daniela Uziel, diretora da INOVA UFRJ |  Foto: Leandro Joras

Didaticamente, o pesquisador do Laboratório do Futuro, Yuri Lima, coordenador da linha de pesquisa Futuro do Trabalho, explica que a Alumni UFRJ é composta pelo painel de empresas fundadas por egressos (https://alumni.ufrj.br/#painel), que tem a coordenação de Daniela Uziel, e pela Plataforma de Alumni (https://alumni.ufrj.labore.tech/), projeto iniciado por ele juntamente com o docente Herbert Santos, sob supervisão do professor Jano Moreira de Souza: 

“A Alumni nasceu de uma apresentação que fizemos no GT da Universidade do Futuro, por ocasião do centenário da UFRJ, quando apontamos algumas iniciativas que poderiam ser desenvolvidas pela instituição em seus próximos 100 anos, com o intuito de aumentar o potencial de empregabilidade dos seus cursos. Como o acompanhamento dos egressos ainda não estava sendo realizado de forma sistemática, fizemos um levantamento da literatura e de outras iniciativas para definir as funcionalidades que uma plataforma desse tipo costuma ter. A professora Daniela Uziel nos ajudou com o projeto nas relações internas na UFRJ, principalmente na interlocução com coordenadores de curso, que nos auxiliaram na definição do escopo da plataforma”, afirma o também engenheiro de produção, que destaca a contribuição da professora Kone Cesário, da Faculdade Nacional de Direito, que coordenou a adequação da Alumni à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Plataforma Alumni UFRJ acompanha carreiras e fortalece vínculos com egressos  Yuri Lima Lab do Futuro Coppe Acervo Pessoal 19.11.2025
Yuri Lima, coordenador da linha de pesquisa Futuro do Trabalho, do Laboratório do Futuro (Coppe/UFRJ) |  Foto: Acervo pessoal

Entre as motivações para que a Alumni UFRJ fosse criada, estão construir uma resposta baseada em dados aos objetivos referentes ao acompanhamento de egressos, presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade; coletar dados para o preenchimento de rankings e levantamentos internacionais e nacionais, como por exemplo, a Plataforma Sucupira*; reunir e armazenar informações importantes da atuação profissional dos ex-alunos na sociedade e dar retorno às coordenações de curso sobre o perfil profissional do egresso. 

Plataforma Alumni UFRJ acompanha carreiras e fortalece vínculos com egressos  Fernanda Mello. PR2 Acervo pessoal. 19.11.2025
Superintendente de pós-graduação da PR-2, Fernanda Mello |  Foto: Acervo pessoal

A Alumni, que começou a ser usada em janeiro de 2025 pelos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da UFRJ, conta com o apoio direto da  superintendente de pós-graduação da PR-2, Fernanda Mello: “Na minha opinião, a plataforma tem um grande potencial de fortalecimento do vínculo entre os ex-alunos e a Universidade, além de gerar dados estratégicos para a gestão, permitir maior visibilidade institucional, criar oportunidades de networking e empregabilidade para os egressos, ou seja, de potencializar o impacto social da UFRJ”, avalia. 

*A Plataforma Sucupira é uma ferramenta on-line, desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para coletar, gerenciar e avaliar dados de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, seus cursos, docentes, discentes e produção científica.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência