Francis Bogossian participa de cerimônia de posse de nova Diretoria da ANE
Em cerimônia realizada na sede do Clube de Engenharia do Brasil, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) deu posse nesta segunda-feira (13) à sua nova Diretoria, reconduzindo ao cargo de presidente o engenheiro Mário Luiz Menel da Cunha. A sessão solene, que marcou os 35 anos da instituição, foi também oportunidade para a formalização da admissão da nova Membro Titular, Mariangela Hungria da Cunha, pesquisadora da Embrapa eleita pela revista Time uma das 100 personalidades mais influentes do mundo (saiba mais no link). Durante o ato, foi prestada uma homenagem especial ao presidente do Clube, Francis Bogossian, que esteve à frente da ANE, entre 2017 e 2023.
Na abertura da cerimônia foi feita uma homenagem ao almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, ex-comandante da Marinha do Brasil, falecido em fevereiro deste ano, em fala do almirante e ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.
A cerimônia contou também com a presença do deputado federal Júlio Lopes, que ressaltou a necessidade de retomada das obras de construção da usina de Angra 3 e tratou a importância da energia nuclear para o desenvolvimento do país.
A nova Diretoria da ANE foi eleita em dezembro de 2025 para o biênio 2026-2028. Além do presidente Mário Menel, tomou posse o vice-presidente Flavio Miguez de Mello. A gestão contará com um corpo diretivo composto por outros expoentes do setor: Eduardo Torres Serra; Maria Elvira Piñeiro Maceira; Guilherme Jorge de Moraes Velho; Maria do Carmo Martins Sobral; e Emilio Kazunoli Matsuo.
Nesses 35 anos, a entidade consolidou posição como um fórum dedicado ao debate de temas estratégicos para o desenvolvimento nacional. Composta por profissionais de diversas áreas da engenharia, a Academia atua na análise de questões fundamentais para a infraestrutura, inovação e sustentabilidade, servindo como um espaço de convergência para o conhecimento técnico e científico no Brasil.




