Projeto “Amanaci” de prevenção de catástrofes em periferias utilizando IoT, foi discutido pela Diretoria do Clube de Engenharia do Brasil

A Secretaria de Apoio ao Estudante do Clube de Engenharia (SAE), em parceria com o Coletivo Força Motriz – o Escritório-Modelo de Engenharia Popular sediado na UFRJ – apresentou à Diretoria do Clube de Engenharia do Brasil os resultados da primeira etapa do projeto “Amanaci” de educação e desenvolvimento de soluções inovadoras para territórios periféricos.

O projeto “Amanaci” oferece um curso gratuito de Arduino e Telemetria para estudantes e profissionais de Engenharia e, através de um processo dialógico entre ensino e pesquisa, desenvolve um sistema de estações de sensoreamento de baixo custo que capte microdados locais hidrológicos, geotécnicos e meteorológicos. O objetivo é poder prever e alertar catástrofes em periferias que não sejam plenamente alcançadas por políticas públicas.

A equipe executora do “Amanaci“, coordenada pelo diretor técnico Pedro Monforte, apresentou o projeto do sistema, assim como os resultados já atingidos pelo curso. A partir disso, foi discutido pela diretoria encaminhamentos para o aprofundamento do projeto em 2025.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência