Data passa a ser figurar no calendário oficial da cidade
A partir deste ano a cidade do Rio de Janeiro comemora em 1º de novembro o Dia de André Rebouças, em homenagem ao engenheiro que foi um dos principais integrantes do Movimento Abolicionista e ajudou a fundar o Clube de Engenharia do Brasil. A Lei nº 9.104/2025, que inclui o no Calendário Oficial da Cidade, foi sancionada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A proposição foi de autoria da vereadora Thais Ferreira (PSOL), em conjunto com o Clube de Engenharia do Brasil e o coletivo Força Motriz.
A proposta de criar a homenagem a Rebouças nessa data foi lançada durante evento realizado na sede da entidade, em novembro do ano passado, no Mês da Consciência Negra. Nascido em Cachoeira (BA), em 1838, e radicado ainda jovem no Rio, Rebouças, foi responsável por importantes projetos de engenharia pelo país e teve também seu nome incluído no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Junto com seu irmão Antônio, dá nome ao túnel que liga as zonas Sul e Norte da cidade, e a diversas vias importantes do país.
O presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Francis Bogossian, destacou a importância da luta de André Rebouças face ao enorme abismo social que há no Brasil e a incessante necessidade de se combater o racismo em nosso país: “A luta contra o racismo é parte do nosso Clube de Engenharia do Brasil. Rebouças estava aqui desde o início de nossa entidade. Temos que sempre alertar contra movimentações racistas dentro do território nacional. Não podemos aceitar isso e está dentro do nosso programa de trabalho, que precisamos cumprir”, afirmou Francis Bogossian.
A criação oficial da data estimula a realização de eventos que venham a debater e a informar a sociedade sobre a luta abolicionista e propostas de desenvolvimento e de inclusão social, que eram os principais motes do engenheiro, morto em 1898.