Sabesp e Vivo fecham contrato de R$ 3,8 bilhões para IoT em medidores

Introdução

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou um contrato de R$ 3,8 bilhões com a operadora Vivo para a implementação do que foi considerado pela empresa o maior projeto de Internet das Coisas (IoT) e medição inteligente de água do mundo.

O acordo envolve a instalação de hidrômetros inteligentes em todos os imóveis de São Paulo e São José dos Campos até 2029. A expectativa da Sabesp é que, com o projeto, São Paulo se torne a primeira metrópole do mundo com medição de água 100% inteligente. E isso será viabilizado pela infraestrutura de redes móveis.

Segundo reportagem publicada pelo site Pipeline, o contrato com a operadora brasileira vai até 2039. A Vivo teria então quatro anos para fazer a troca de todos os hidrômetros, além de fornecer a conectividade necessária para o funcionamento dos dispositivos até o fim do projeto. 

“A transação configura a implementação de um projeto de NB-IoT (Narrow Band – Internet of Things) e de medição inteligente de água em escala superior à de iniciativas similares conhecidas mundialmente no setor de saneamento“, informou a Sabesp em comunicado à imprensa.

Maior do mundo

Diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp, Dênis Maia disse que o sistema permitirá leitura de consumo em tempo real e acompanhamento pelo celular, “eliminando a necessidade de visitas presenciais”. A tecnologia será baseada em uma rede de conectividade dedicada à comunicação entre dispositivos — chamada de M2M ou “máquina para máquina”.

“Este será o maior projeto de Internet das Coisas do mundo e o maior projeto de medição inteligente de água do planeta“, disse o diretor-executivo. O sistema terá funcionalidades acessíveis por aplicativo, site e canais digitais da Sabesp. Isso deve incluir a consulta ao histórico de consumo, alertas automáticos, emissão de segunda via da fatura e solicitação de serviços.

A vice-presidente B2B da Vivo, Débora Bortolasi, afirmou que o projeto representa “um avanço concreto na eficiência da gestão hídrica e na digitalização da infraestrutura urbana”, com soluções que combinam IoT, inteligência artificial e integração de sistemas.

Impacto

Não é a primeira vez que a Sabesp vai instalar medidores inteligentes nas casas no estado de São Paulo. Em 2019, a companhia realizou um projeto piloto que consistiu na troca de 120 mil hidrômetros convencionais por dispositivos digitais. 

Com a digitalização da medição, a companhia de saneamento deve reduzir, no médio e longo prazo, os custos relacionados aos profissionais responsáveis pela leitura dos hidrômetros analógicos.

Para a Vivo, o impacto do contrato tende a reforçar sua liderança no mercado brasileiro de conectividade IoT. A operadora encerrou o primeiro semestre de 2025 com 17,9 milhões de acessos nesse segmento. Em comparação, a Claro registrou 16 milhões, e a TIM, 6,5 milhões.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência