UFRJ celebra duzentos anos do curso de Arquitetura e oitenta anos de criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

A FAU é um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Cerimônia contou com apresentações artísticas e a abertura de novos espaços e projetos acadêmicos

O auditório do Salão Azul da Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) do Edifício Jorge Machado Moreira (JMM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi palco, na quarta-feira, 17/9, da cerimônia que celebrou os 200 anos do curso de Arquitetura e os 80 anos de criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Representantes, docentes, técnicos administrativos em Educação (TAEs), egressos e estudantes da faculdade lotaram a plateia durante o evento, que contou com uma apresentação do Trio Oré, da Escola de Música da UFRJ.

UFRJ celebra duzentos anos do curso de Arquitetura e oitenta anos de criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo fabio caffe sgcom ufrj 0898 FAU
Trio Oré, composto por Carolina Morell, Caleb Faria e José Sacramento, da Escola de Música da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Fundada em 1945, tem uma história que remonta ao curso de Arquitetura mais antigo do Brasil, criado em 1816 na Academia de Belas Artes por D. João VI. A instituição consolidou-se como a Faculdade Nacional de Arquitetura em 1945, tornando-se a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 1961, com a mudança para a Ilha do Fundão e a adoção do nome atual. A FAU é um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão, conhecido por formar grandes nomes da arquitetura brasileira e por seu acervo histórico.

“Este bicentenário é também o reconhecimento da importância que tem para nós, arquitetos, este vínculo da escola com a arquitetura da escola, uma condição existencial, visceral, que vai bem além do simples provimento de espaços para ensino e alcança a dimensão pedagógica do edifício que nos abriga”, disse o diretor da FAU, Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu.

UFRJ celebra duzentos anos do curso de Arquitetura e oitenta anos de criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo fabio caffe sgcom ufrj 0913 FAU
Cerimônia celebrou os 200 anos do curso de Arquitetura e os 80 anos de criação da FAU | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Durante a celebração, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou a trajetória de desenvolvimento da FAU, caracterizada por, além de formar brilhantes arquitetos e urbanistas, preparar cidadãos que querem mudar o país e o mundo: “A primazia do ensino de Arquitetura do Brasil surgiu aqui, na UFRJ. A primazia do ensino superior neste país surgiu na UFRJ. Falar sobre soberania nacional é falar em ensino superior, em ciência, tecnologia e inovação, pilares fundamentais da soberania”, afirmou Medronho.

Os presentes também destacaram projetos e ações que resultaram na restauração, recuperação e consequente reutilização de espaços do Edifício JMM, como o próprio auditório do Salão Azul da Decania do CLA, onde o evento foi realizado. As iniciativas contaram com apoio do próprio corpo social da FAU. “Tudo avançou por uma grande vontade de aprendermos juntos. A parte visível que começa a aparecer agora, depois de dois anos de muito aprendizado”, lembrou o decano do CLA, Afrânio Gonçalves Barbosa.

Os discentes também tiveram voz na cerimônia. Representantes dos coletivos estudantis da FAU ressaltaram o protagonismo histórico dos alunos na fundação da então Faculdade Nacional de Arquitetura e na construção de uma escola crítica, unida e combativa. Também destacaram uma herança de audácia e inovação que atravessa gerações na faculdade, apontando para a necessidade de um futuro democrático, igualitário e transformador, no qual os estudantes sejam reconhecidos não apenas como beneficiários do ensino público, mas como agentes fundamentais na sociedade.

UFRJ celebra duzentos anos do curso de Arquitetura e oitenta anos de criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo fabio caffe sgcom ufrj 0893 FAU
Exposição “FAU Continuidade ‒ 200 anos de arquitetura vistos pelo acervo do NPD/FAU | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Após a cerimônia, os presentes também puderam participar da abertura da exposição “FAU Continuidade ‒ 200 anos de arquitetura vistos pelo acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD/FAU)”, no mezanino do JMM, da abertura da exposição “Biblioteca Integrada ‒ FAU-FNA 80 anos em publicações”, da inauguração do Centro de Referência JMM e da inauguração do Laboratório Aberto de Inovação e Design (Laid).

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência