Acervo é composto de rochas e minerais e estará exposto ao público a partir do dia 12
Será inaugurado na próxima quarta-feira (12), às 14h, o Museu de Rochas e Minerais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que fica no campus de Seropédica. A unidade conta com um acervo de amostras recolhidas durante décadas por pesquisadores da instituição, além de materiais doados que estavam restritos ao uso acadêmico e que a partir de agora poderá ser visto pelo público em geral.
O Museu, que é o primeiro voltado para o tema na região da Baixada Fluminense, reúne rochas e minerais recolhidos tanto em diversas regiões do Brasil quanto no exterior. Entre os itens de maior destaque, estão um meteorito e um urânio bruto trazido dos Estados Unidos. A unidade, que fica próxima ao setor de Avicultura da universidade, vai beneficiar estudantes de toda a região. A estimativa é de que possa ser visitado por alunos das mais de 300 escolas das redondezas.

Segundo a curadora e coordenadora do projeto, a professor titular Soraya Almeida, o material, que estava engavetado, passou por um processo de catalogação, organização e etiquetagem. Está sendo feito também um plano museológico do lugar.
“A ideia agora é integrar o museu com os diversos departamentos da universidade para que ele servir também para a realização de pesquisas em diversos campos”, conta Soraya Almeida, que pertence ao Departamento de Petrologia e Geotectônica da UFRRJ.
