Informe do Clube de Engenharia - 09 de janeiro de 2014

Clube de Engenharia mantém candidatura à vaga no Conselho Consultivo da Anatel

 

O Clube de Engenharia está novamente pleiteando a vaga destinada à sociedade civil no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Seguindo determinação da Divisão Técnica de Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI), a candidatura foi formalizada na segunda-feira, 6 de janeiro, com a indicação do nome do chefe da DTE e diretor técnico do Clube, Marcio Patusco, para o cargo.

 

A vaga em questão é ocupada há 3 anos por Marcello Miranda, representando o Instituto Telecom, cujo mandato termina em 26 de fevereiro. A outra vaga destinada à sociedade civil no Conselho Consultivo da Anatel continua ocupada pelo Sindicato de Empresas de Internet do Rio Grande do Sul (Seinergs) desde julho de 2013. O Clube, que como diversas outras entidades, acreditam que a vaga destinada à sociedade não deveria ser ocupada por um representante dos empresários - que já possuem representação no conselho – entrou com denúncia formal junto ao Ministério Público, que está apreciando a questão.

 

Entre as pautas defendidas pelo Clube na área das telecomunicações estão: maior controle da qualidade e a cobrança de preços mais justos pelos serviços prestados; avanço no Plano Nacional de Banda Larga com a internet como um serviço público; e, principalmente, o fomento aos esforços que apontam para a criação de um arcabouço regulatório para as comunicações nacionais. Para Patusco, é preciso “não insistir em remendos numa colcha de retalhos que é a atual regulamentação do setor, deixando para trás o período das estagnações.”

 


Ferrovias em perigo

O primeiro evento realizado pelas divisões técnicas especializadas do Clube de Engenharia em 2014 traz um alerta para o risco que correm as ferrovias, um patrimônio público que pode estar em perigo. No dia 15 de janeiro, às 16h, no 22º andar do Clube de Engenharia, especialistas e representantes das entidades de classe da engenharia irão debater a recente resolução da Agência Nacional de Transportes (ANTT) que autorizou a desativação e devolução ao Poder Público de trechos ferroviários que uma concessionária explora em todo o país. A resolução abrange tanto trechos considerados “antieconômicos” quanto aqueles que são economicamente viáveis.

 

Entre os pontos levantados pelos especialistas está o estado dos trechos devolvidos, sucateados e depredados, a destinação das indenizações e a situação dos ferroviários. Participarão da mesa redonda Agostinho Guerreiro, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ); Regina de Jesus Ramos Andrade, vice-presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ); Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ); Luiz Euler Carvalho de Mello, presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER); Almir Ferreira Gaspar, presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina (AEEFL); José Cássio Ignara, engenheiro de Planejamento de Transporte; Antônio Pastori, economista; e Jorge Luiz Macedo, presidente da ANTT. O evento, que tem a promoção da divisão técnica de Transporte e Logística (DTRL) e realização do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, será transmitido ao vivo pela Web TV do Clube de Engenharia.   

.

 

>> Contato

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou [email protected]

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo