Carta à Dilma continua repercutindo, gabinete da presidenta enviou resposta

O Clube de Engenharia recebeu o aviso de recebimento da carta enviada pelo presidente Francis Bogissian à presidenta Dilma Rousseff. A resposta veio do Gabinete da Presidenta da República na manhã desta quinta-feira, 11 de outubro. A diretora de gestão interna do Gabinete-Adjunto de Gestão e Atendimento informou que “o expediente foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional por meio de Ofício”.

A carta à presidenta Dilma Rousseff foi enviada no último dia 28 de setembro e repercutiu nacionalmente. No documento, Bogossian cobra zelo na preservação da soberania do país e do desenvolvimento da Engenharia Nacional após a contratação do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) para a prestação de serviços de consultoria em estudos hidráulicos, geotécnicos e topográficos.

Veículos de comunicação e profissionais de todo o país fizeram ecoar o pedido de Bogossian. Além da revista Carta Capital, Francis recebeu congratulações, entre outros importantes engenheiros, do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernando Barata; do Presidente Honorário do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Flavio Miguez; do professor da PUC-Rio e especialista em engenharia geotécnica, Alberto Sayãoe de um dos pioneiros no ensino da engenharia geotécnica no Brasil, Willy Lacerda.

Para Fernando Barata, a carta à Presidenta Dilma Rousseff pedindo a suspensão do referido contrato e abertura de licitação com firmas brasileiras é o caminho certo e patriótico. “Certo porque nosso país tem uma Engenharia experimentada e competente nessas áreas de Hidráulica e da Geotécnica. Patriótico, porque o USA é um organismo do Exército Americano”, completou. Flavio Miguez ressaltou que, mesmo com todo o prestígio técnico em engenharia civil e em especial em hidrologia atribuído à US ArmyCorpsofEngineers, a engenharia civil brasileira é de elevada competência e pode perfeitamente superar qualquer desafio tecnológico do empreendimento da derivação das águas do Rio São Francisco.

Para ler o Ofício na íntegra, clique aqui.

Para ler a carta de Francis Bogossian à presidenta Dilma Rousseff, clique aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo