DRM-RJ publica a primeira edição do Panorama Mineral do Estado do Rio de Janeiro

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) publicou a primeira edição do Panorama Mineral do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho coletivo é da Diretoria de Mineração, e consolida as informações disponíveis sobre o setor mineral fluminense, concentrado nos indicadores primários e secundários que dispomos e tendo como fonte principal a base de dados do Registro Mineral Estadual e as informações do Anuário Mineral Brasileiro, editado pelo Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM).

O Panorama Mineral busca preencher importante lacuna nas informações consolidadas sobre o nosso setor mineral, em geral subestimado nas estatísticas disponíveis, pois está concentrado nos ditos minerais de uso na construção civil, nas argilas para cerâmica vermelha, nas rochas carbonáticas, nas águas minerais e nas rochas ornamentais. Ou seja, longe daquela mineração tradicionalmente reconhecida no País, fundada nas commodities e nas grandes minas, num Brasil que tem um perfil essencialmente exportador de matérias-primas minerais, muitas delas “in natura” e para insumo da grande indústria, para as quais importantes são os minerais metálicos.

O perfil do Rio de Janeiro, como o de São Paulo, Paraná e outros estados, é diferenciado. Esta mineração (chamada de “mineração social” por diversos especialistas, para diferenciá-la da mineração tradicional brasileira) tem a responsabilidade de fornecer bens minerais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, da infraestrutura dos locais onde vivem e, consequentemente, do seu conforto e dignidade.

Conheça o Panorama Mineral do Estado do Rio de Janeiro em: www.drm.rj.gov.br

Observações e sugestões podem ser enviadas para [email protected]

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo