DRM do Clube de Engenharia segue debatendo e resgatando a história da Geologia no Brasil

Eugene Hussak, F. Katzer, barão de Capanema, Louis Agassiz, Miguel Arrojado Lisboa, Eschwege... Muitos foram os homenageados pela série de eventos sobre a memória da Geologia no Brasil, organizada pela Divisão Técnica de Recursos Minerais (DRM). Benedicto Rodrigues, chefe da DRM, abriu as atividades falando sobre o homenageado da vez, Gonzaga de Campos, cuja história se une a de outros grandes nomes que marcaram a história da Geologia do país.

Formado em Engenharia pela Escola de Minas de Ouro Preto, importante instituição da área, Luiz Felipe Gonzaga de Campos estudou as jazidas de ouro em Lagoa Dourada e em Apiaí (SP), além das de diamante em Água Suja (MG). Trabalhou com Derby na Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, durante o levantamento da Carta Geológica do estado. Um dos feitos mais importantes de Gonzaga foi a criação da Estação Experimental de Combustíveis e Minérios, que deu origem ao Instituto Nacional de Tecnologia.

L.F. Gonzaga de Campos sucedeu a Orville A. Derby como diretor do Serviço Geológico do Brasil após o falecimento do  pioneiro da geologia brasileira.

Para Benedicto, o esforço de resgatar a memória da Geologia tem o objetivo de lembrar daqueles que ajudaram a formar as bases do conhecimento da Geologia do Brasil. “Isso se faz necessário porque as gerações mais novas acabam por se afastar do passado, mas através desses debates, que ficam no nosso site (clubedeengenharia.org.br) para quem quiser assistir, muitos pesquisadores podem fazer uso dessas informações”, destacou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Rio de Janeiro, e secretário da DRM do Clube de Engenharia, Marco Aurélio Latgé, enfatizou a importância desses personagens para as ciências no Brasil. “Trazer cada vez um novo personagem, uma nova história e um novo momento importante para as geociências brasileiras nos ajuda a construir conhecimento”, afirmou.

 

Texto publicado no jornal nº 536 do Clube de Engenharia.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo