Absurdos Insustentáveis: A Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente

O Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário recebeu a exposição “Absurdos Insustentáveis - A Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente” pela primeira vez, em maio de 2019, como atividade de educação ambiental de iniciativa da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (COSUS) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para o Mês do Meio Ambiente.

A exposição realizada no Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro recebeu 4.132 pessoas até dezembro de 2019 e em 2020 foi transferida para o Antigo Palácio da Justiça de Niterói, local de filmagem da versão virtual.

A exposição

Autor da exposição, Alexandre Pinhel, utiliza métodos químicos, mecânicos e térmicos para misturar resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D com outros tradicionais de plástico, vidro, madeira e metal. Essas obras ocultam do observador as matérias primas originais, fazendo com que este se surpreenda ao saber do que são feitas.

A exposição, como atividade de educação ambiental, contribui para o desenvolvimento de ações que apoiem as políticas de sustentabilidade e multiplicação do conceito de que todos são responsáveis pela preservação do meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

Na militância cidadã o artista plástico e engenheiro eletrônico de Furnas, Alexandre Pinhel, é ainda um dos idealizadores do projeto que reuniu profissionais dispostos a trabalhar como voluntários no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), unidade Maracanã.  Com o total apoio do diretor eleito do Cefet-RJ, professor Maurício Motta,  o grupo, sob a coordenação de Pinhel e Motta, colocou seus conhecimentos nas áreas de engenharia e tecnologia  a serviço da saúde pública no enfrentamento à pandemia. Em aproximadamente sete meses de trabalho, para além das vidas salvas, a ação deixou importante legado às entidades envolvidas: o plano da criação de um curso técnico, no Cefet, para formação de mão de obra que aborde da teoria à operação e manutenção  de equipamentos hospitalares; e uma pós-graduação em engenharia clínica, no Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), com investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que também forme especialistas e profissionais qualificados. Pode ser que esteja nascendo aí o primeiro passo para a criação de um polo de saúde no Rio de Janeiro.

Clique aqui para baixar o Catálogo da Exposição em alta resolução.

Serviço
CCMJ | Expo
“Absurdos Insustentáveis”
A partir de 11 de outubro de 2020
Realização: Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário - CCMJ

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo