Com o objetivo de subsidiar a instituição com o maior número possível de informações sobre as mais recentes mudanças tecnológicas e políticas em torno do 5G, o Engenheiro de Telecomunicações Márcio Patusco Lana Lobo, realizou a palestra 5G: Oportunidade ou Continuidade? na reunião do Conselho Diretor do Clube de Engenharia em 14 de dezembro de 2020

Conselheiro do Clube de Engenharia, subchefe da Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia (DCTEC), membro da Divisão Técnica de Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI), atuando na Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Patusco lembra que o assunto não é estranho ao Clube de Engenharia, muito ao contrário: a divisão técnica especializada de Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI) vem trabalhando na questão de forma ativa há anos.

“A Confecom [Conferência Nacional de Comunicação], em 2009, teve praticamente toda a sua fase no Rio de Janeiro, realizada no Clube de Engenharia. Com a oportunidade de conhecer as entidades da sociedade civil que atuavam nesse campo passamos a nos relacionar com várias delas”, conta Patusco. Desde então, a DETI vem colaborando com o Comitê Gestor da Internet, Coalizão Direitos na Rede, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Frente Ampla pela Liberdade de Expressão, Frente Parlamentar de Comunicação, Associação Brasileira de Telecomunicações e na câmara especializada de Engenharia Elétrica do Crea-RJ.

Com a bagagem acumulada, ao longo da palestra foram abordados temas como as disputas geopolíticas envolvendo os registros de patentes, marcas e design industrial entre Estados Unidos e China e exemplos de editais do setor no mundo. “Se compararmos com os leilões de França e Estados Unidos, nosso leilão provavelmente será na casa de dezenas de bilhões de reais. É o limiar de uma tecnologia que vai mudar a realidade sob o ponto de vista das aplicações e mobilidade”, ressalta Patusco, que aponta, ainda, que a oportunidade é enorme para o fomento à pesquisa e desenvolvimento, para reativar a cadeia produtiva nacional e a utilização de fundos setoriais.

Confira aqui a palestra na íntegra.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo