A Indústria de Construção naval e Offshore está em busca de novas oportunidades em face da crise que afeta nosso País. Assim sendo, duas atividades surgem no horizonte: reparos navais e descomissionamento e desmonte ou desmantelamento. Vamos abordar estes dois últimos assuntos que compõem o novo para o mercado brasileiro, e que ainda carecem de ajustes.
O descomissionamento e o desmantelamento podem ser de embarcações inservíveis ou de ativos offshore em fim de ciclo. As plataformas flutuantes, tais como: os FPSO’s e as semi submersíveis podem ser consideradas como embarcações a serem descomissionadas longe do seu ponto de operação, enquanto as plataformas fixas (jaquetas), precisam geralmente de um tratamento mais próximo.
É de se observar que esses ativos estão em campo de produção antigos já com as reservas de petróleo e gás em esgotamento. As estruturas antigas geram grandes despesas de manutenção, sem retorno financeiro, e de baixa produtividade, fatores determinantes para o descomissionamento.
Descomissionamento é uma palavra que ganhou relevância nos últimos anos, enquanto Desmantelamento é uma atividade que está sendo regulamentada no Brasil agora. Entenda a importância de ambas atividades, participando do nosso Workshop/Webinar.
Serviço:
- Dias 26 e 27 de maio, 13h
- Realização: Crea-RJ
- Inscrições: sobena.org.br