XX COBRAMSEG abre espaço para atualização de conhecimentos

Vigésima edição do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica ocorrerá, entre 23 e 26 deste mês, em Campinas (SP) de forma presencial

Após dois anos de adiamento devido à pandemia, o XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG) será realizado entre os dias 23 e 26 de agosto de 2022 em Campinas, SP. Além deste, também será realizada uma série de outros eventos que contarão com profissionais de diversos lugares do Brasil e do mundo. 

A agenda do dia 23 de agosto está reservada para os minicursos e para a solenidade de abertura do evento. Entre os dias 24 e 26, os participantes serão contemplados com uma ampla quantidade de palestras, mesas redondas e apresentações dos trabalhos elaborados entre 2020 e 2022.

A Professora Bernadete Danziger, que será a palestrante da Conferência Pacheco Silva, ressalta: O COBRAMSEG é o evento mais antigo e de maior destaque da especialidade de Geotecnia do Brasil. Trata-se de uma oportunidade ímpar a todos os profissionais da área de se atualizarem e estabelecerem parcerias com colegas das diferentes regiões do Brasil, onde ocorrem solos de diferentes características e com práticas inovadoras aplicadas em locais bem diversos.  Após este período prolongado de isolamento, a expectativa para o evento é muito grande. Esperamos encontrá-los em breve em Campinas para brindarmos estes novos tempos, na certeza de que seja um encontro de muita aprendizagem para todos.”

Em nota à ABMS, o Professor Ian Schumann Martins, que irá apresentar a De Mello Lecture, destaca: “Fiquei lisonjeado com o convite. O professor Victor de Mello foi convidado para participar da banca examinadora da minha tese de doutoramento, sobre os efeitos da velocidade de deformação sobre a resistência ao cisalhamento dos solos argilosos, tema no qual Taylor foi pioneiro”, conta. “Devido à agenda do professor na época do convite, sua participação não foi possível. Entretanto, ele tomou conhecimento da tese e fez alguns comentários positivos a seu respeito.”

Em nota no site da ABMS, Victor de Mello é um dos principais nomes da engenharia geotécnica internacional. Uma de suas principais características era sua postura vibrante e crítica. Não a crítica pela crítica, mas a crítica com o intuito de saber o porquê das coisas. Engenheiro e professor, foi também um dos fundadores da ABMS, entidade que presidiu entre 1964 e 1966. O engenheiro presidiu também a Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) entre 1981 e 1985.

Para estimular e fomentar a participação dos jovens profissionais, a diretoria do Núcleo Rio da ABMS ofereceu, para os estudantes de graduação e pós-graduação associados ao NRRJ, o custeio da inscrição e hospedagem no XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Para isso, bastou que o associado estivesse cadastrado na condição de "Geojovem" e estivesse em dia com a anuidade da ABMS.

Em comunicação à DTG-CE, o Professor Marcos Massao Futai, Presidente da Comissão Científica do COBRAMSEG, salienta: 

“A pandemia que acometeu o Brasil e o mundo interferiu em vários eventos, dentre eles o próprio COBRAMSEG, que deveria ter ocorrido em 2020. A Comissão Organizadora e Científica começou a trabalhar em maio de 2017. Foram 5 anos de trabalho, que serão coroados entre os dias 23 e 26 de agosto de 2022 no primeiro grande evento Geotécnico brasileiro presencial pós-pandemia.

Inovação e Tecnologia na Geotecnia foi o tema escolhido do XX COBRAMSEG, que representa as mudanças advindas da transformação digital na sociedade e na Engenharia Geotécnica em avanço exponencial.

Os trabalhos apresentados nos anais do COBRAMSEG foram publicados antes do evento pela primeira vez e compõem quatro eventos: Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas - SBMR, Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens e o Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia. Estes eventos traduzem o atual estado da arte da geotecnia, com publicações nas mais variadas áreas sobre o tema, com a participação dos diversos atores da comunidade técnico-científica, envolvendo a academia, a execução, a gestão, o projeto e a governança.

Foram analisados mais de 2.100 resumos que findaram em 1.167 artigos completos publicados. Pela primeira vez na história do COBRAMSEG, haverá um fascículo especial na Revista Soils & Rocks (2023) com os artigos de maior destaque no evento. 

Serão 4 palestras plenárias internacionais mais 5 palestras plenárias nacionais. Ao longo do congresso ocorrerão 30 sessões paralelas com apresentação de artigos e 22 palestras nas sessões paralelas. Quatro mesas redondas debaterão temas relacionados à inovação em diferentes temas.

Todos os patrocínios e estandes foram comercializados, o que garantirá uma feira com muitos expositores. A expectativa de público é ter lotação máxima com mais de 1000 participantes.”

A Divisão Técnica de Geotecnia do Clube de Engenharia ressalta a importância da realização do COBRAMSEG para a comunidade acadêmica. Além da apresentação de diversos trabalhos que auxiliam no processo de atualização dos profissionais, a participação de palestrantes de renome, tanto nacionais quanto internacionais, representa uma oportunidade única de transmissão de conhecimentos e interação. Após o difícil período que atravessamos, o encontro com participantes de outros locais reforça os laços de amizade e afeto.

Os representantes da Divisão Técnica de Geotecnia estarão presentes no evento. Para mais informações, pode ser realizado contato através do e-mail [email protected].

Links úteis:

Clube de Engenharia: https://portalclubedeengenharia.org.br/

ABMS: https://www.abms.com.br/

COBRAMSEG 2022: https://cobramseg2022.com.br/

 

imagemWikipedia (Mecânica dos Solos)

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo