Brasil e Alemanha vão intensificar cooperação na área energética

Eduardo Braga e Mattias Machnig se comprometeram em criar grupo com governo e empresas para dinamizar investimentos. Por Portal Brasil.

 

Brasil e Alemanha vão criar um grupo para debater formas de cooperação bilateral com o objetivo de expandir ações de sustentabilidade em energia. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, recebeu o vice-ministro de Economia e Energia, Mattias Machnig, em 20/08.

Durante o encontro, foi acordada a constituição de um grupo governamental e um fórum empresarial bilateral Brasil-Alemanha, com representantes do setor produtivo, para dinamizar investimentos e a troca de conhecimento e tecnologias. Como resultado esperado, o governo tem como expectativa fechar negociações.

“Acreditamos que, por parte do governo brasileiro, não há nenhuma dificuldade em criar esses grupos. Estamos comprometidos com a implementação do grupo de alto nível e em participar do fórum binacional, incluindo também as empresas, para fomentar os investimentos nos dois países”, afirmou Eduardo Braga, durante o encontro.

Braga sugeriu que o grupo possa se reunir anualmente para avaliar e implementar políticas públicas que possam favorecer ações em energia.

Segundo o vice-ministro alemão, seu país já alcançou bons resultados em parcerias similares executadas com outras nações, contando com a participação dos Ministérios das áreas de Energia, Comércio e Indústria, e Meio Ambiente, e, ainda, de empresas.

“Reconhecemos a existência de um grande potencial de cooperação entre o Brasil e a Alemanha. Temos um interesse comum, que é ter mais sustentabilidade e energias renováveis em nossas matrizes. Precisamos debater como podemos intensificar esse diálogo”, disse Machnig.

Similaridades 

O ministro e sua contraparte alemã expuseram informações sobre as similaridades entre as matrizes energéticas dos dois países, com grande foco nas energias renováveis.

O Brasil conta com 40% de oferta interna de energia (que inclui todas as fontes de energia) composta por fontes renováveis.

Considerando apenas a energia elétrica, 75% da oferta é de fontes renováveis, como a hidráulica, eólica, solar e biomassa.

O ministro brasileiro destacou que, até 2030, a capacidade instalada de energia eólica deve chegar a 30 mil MW; 10 mil MW para a energia solar fotovoltaica e 20 mil MW de biomassa no mesmo horizonte de tempo. A Alemanha desenvolve tecnologias novas para armazenamento de energia em forma de gás e calor, que interessam ao Brasil.

Braga também destacou a importância dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, com a adição de 27% de etanol na gasolina, iniciada este ano, e de 7% de biodiesel no diesel, com estudos em curso sobre a possibilidade de expansão desse percentual nos próximos anos.

Fonte:

Ministério de Minas e Energia.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo