Carregando Eventos

« Todos Eventos

As Cinco Décadas da Engenharia de Produção no Estado do Rio de Janeiro

8 maio às 18:00 - 20:00

No próximo dia 08 de maio, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 34ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, que reúne profissionais de diversas áreas, sempre com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o universo tecnológico.

Em toda a primeira quarta-feira do mês, exceto feriados, a entidade realiza o evento, trazendo especialistas para conversar sobre temas que interessam a todos que lidam com ciência, tecnologia e inovação e empreendedorismo de base tecnológica.

O encontro também propicia a oportunidade de networking temático, estimulando a interação entre os participantes, que enriquecem o evento com seus conhecimentos e experiências.

O tema de maio é “As Cinco Décadas da Engenharia de Produção no Estado do Rio de Janeiro”.

A necessidade de aprimoramento da gestão, tanto em processos industriais quanto nos demais setores, exigiu a criação de uma especialidade na Engenharia capaz de melhorar a eficiência e a eficácia de pessoas e máquinas. É uma área do conhecimento de vital importância para o Estado do Rio de Janeiro, que conta com a formação de novos engenheiros de produção há cerca de 50 anos, bem como para o Brasil. Num momento em que o país busca trilhar o caminho da neoindustrialização, cabe também ser evidenciado o quanto esse ramo é capaz de contribuir com a realização das ideias na prática. Para melhor conhecer como as universidades vivenciam os desafios da formação de qualidade e de atender às necessidades socioeconômicas regionais e nacionais, convidamos os professores José Rodrigues de Farias Filho, diretor da Escola Engenharia da UFF e Celso Francisco Moraes, professor da Engenharia de Produção da UERJ.

As questões inspiradoras para iniciar o debate são as seguintes:

  1. Como nasceu a proposta de criação dos cursos de Engenharia de Produção da UFF e da UERJ?
  2. Como ocorreu o desenvolvimento destes Cursos nas últimas décadas?
  3. Como é hoje a presença da Engenharia de Produção nas áreas industrial, de serviço e do comércio?
  4. Quais foram e são os óbices e sucessos desse Curso na UFF e na UERJ?
  5. Na Engenharia de Produção, como vem ocorrendo a pesquisa e inovação?
  6. A atual transformação digital e a neoindustrialização do País proposta pelo governo federal podem estimular modificações curriculares na Engenharia de Produção?
  7. Como a Engenharia de Produção, tanto na graduação como na pós-graduação, veem seu futuro na neoindustrialização do País?

Venha participar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto na quarta-feira, 08 de maio, das 18h às 20h.

Palestrantes inspiradores:

José Rodrigues de Farias Filho: É diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi coordenador do curso de Engenharia de Produção. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1988), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Diretor da Escola de Engenharia da UFF. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Competitividade Industrial, Gerenciamento de Projetos; Empreendimentos Complexos, Qualidade Total, Administração da Produção, Estratégia e Organizações e Mudanças Organizacionais.

Celso Francisco Moraes: Docente e pesquisador acadêmico na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, campus de Resende). Doutor em Engenharia Mecânica na área de Garantia de Controle de Qualidade pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2020) com período sanduíche na Universidade do Tennessee/EUA (2019), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá/UNIFEI (2006), possui Especialização em Gestão da Produção pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2002), Graduação em Engenharia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena/FAENQUIL, atual EEL/USP-Universidade de São Paulo (1997) e Licenciatura Plena em Ciências/Matemática pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, atual UNISAL-Centro Universitário Salesiano de São Paulo (1991). Auditor Líder em Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) desde 2016, Auditor Interno em Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial pela ABC (Aerospace Brazil Certifications) desde 2017, Certified Quality Auditor pela ASQ (American Society for Quality) de 2013 a 2020 e Profissional Credenciado em Fabricação pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de 2012 a 2016. Com mais de 30 anos de experiência profissional na indústria aeronáutica nas áreas de Engenharia de Produção, Desenvolvimento Integrado de Produto e Engenharia de Qualidade (EMBRAER S.A.), atuou principalmente com métodos e processos de montagem final de aeronaves, coordenação de manufatura no desenvolvimento de novos produtos, planejamento da qualidade, avaliação e monitoramento da qualidade de fornecedores, melhoria contínua e inspeção de conformidade para ensaios de certificação aeronáutica. Ao longo da carreira industrial realizou visitas técnicas, avaliações de sistema da qualidade, inspeções de conformidade e trabalhos conjuntos em diferentes empresas aeronáuticas do Brasil, EUA, Índia e diversos países da Europa. Desde 2017 dedica-se à docência no ensino superior, pesquisa acadêmica e assessoria em disciplinas relacionadas à qualidade.

Mediadora do debate:
Conselheira Margarida Lima

Realização:
Equipe Coordenadora, integrada por:
Conselheiros Cesar Drucker, Fátima Sobral Fernandes e Margarida Lima.

 

ART CREA-RJ Anotação de Responsabilidade Técnica - Anote o código 22 (Clube de Engenharia) no campo de entidade de classe da sua ART

Local

ZOOM - SYMPLA
Brasil + Google Map
Ver site do Local

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo