Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontros com Tecnologia - Engenharia e Tecnologia: independência ou morte para o Brasil?

14 setembro às 18:00 - 20:00

No próximo dia 14 de setembro, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 17ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, valorizando mais do que nunca a importância da soberania nacional. Estamos comemorando 200 anos da Independência e a data é mais um motivo para valorizarmos os feitos da ciência e tecnologia nacionais e mostrar o quanto elas ainda podem contribuir para o desenvolvimento do país, com justiça social. Como nas edições anteriores, o evento vai reunir profissionais de diversas áreas, dispostos a trocar informações e experiências sobre  esse  universo, desta vez com um convidado muito especial, o ex-presidente do Clube de Engenharia Pedro Celestino. Será excepcionalmente na segunda quarta-feira do mês, devido ao feriado de 7 de setembro, mas com o mesmo espírito de promover o debate de ideias. Como nos encontros anteriores, o evento traz a oportunidade interação entre os participantes, que enriquecem seus conhecimentos e ampliam o seu networking.

O tema de setembro é ENGENHARIA E TECNOLOGIA: independência ou morte para o Brasil?

O grito de Independência, proferido por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, continua a ecoar no país, que se libertou de seu vínculo a Portugal há dois séculos. A busca da soberania e do protagonismo em todos os campos, sobretudo no tecnológico, nos inspira. Para falar sobre as conquistas alcançadas nesses 200 anos e traçar um panorama dos desafios da atualidade e para o futuro, estamos realizando o evento com uma palestra rica em conhecimentos e experiências sobre o assunto e com debate entre os participantes. Algumas indagações e assuntos propostos podem ser vistos abaixo e a contribuição do público é sempre bem-vinda. 

Um histórico do desenvolvimento brasileiro, desde a independência até os dias atuais, associado à participação da engenharia e da evolução tecnológica 

Quais as perspectivas da evolução do desenvolvimento brasileiro vis a vis as transformações digitais? 

Como essas transformações digitais impactam as relações de trabalho? 

Quais os principais desafios para uma independência tecnológica e um desenvolvimento sustentável inclusivo em todos os aspectos?

Venha conversar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto  na quarta-feira, 14 de setembro.

Convidado para a palestra inspiradora

Pedro Celestino: engenheiro civil especializado em transportes, formado pela PUC-RIO em 1967. Preside a Internacional de Consultoria e Planejamento S.A. (ICOPLAN), empresa de engenharia consultiva com serviços realizados em quase todos os Estados brasileiros, desde 1975. É membro vitalício do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Representou o Clube no CREA-RJ por nove anos e na Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE) por seis anos. Fez parte da direção da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE) por três anos. Foi membro do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro por dois anos. Foi presidente do Clube de Engenharia em dois mandatos consecutivos até 2021.

Coordenação

Conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes

Realização

Equipe coordenadora do evento: conselheiros Cesar Drucker, José Eduardo Andrade, Margarida Lima e a vice-presidente Maria Alice Ibañez Duarte.

Organizador

Clube de Engenharia
Website:
portalclubedeengenharia.org.br

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content