Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

II Encontro Anual da Academia Nacional de Engenharia (EAANE – II)

25/11/2016 às 21:00

Energia e tecnologia em debate

 A segunda edição do Encontro Anual da ANE apresentará informações técnicas sobre as mudanças no setor de petróleo e gás, as perspectivas para o armazenamento de energia, além de apontar os caminhos da inteligência computacional e da segurança cibernética em uma sociedade cada vez mais digital

Energia e tecnologia serão os temas dos debates do II Encontro Anual da Academia Nacional de Engenharia (EAANE-II), que será realizado no dia 25 de novembro, no Clube de Engenharia. Nesta edição, o evento terá dois painéis que trarão informações técnicas sobre os assuntos, com o foco em petróleo, armazenamento de energia, inteligência artificial e segurança cibernética.

A abertura será feita pelo presidente da ANE, o engenheiro Paulo Augusto Vivacqua. “O objetivo é discutir questões relevantes para o desenvolvimento industrial do país. Apontar caminhos, mostrar que temos capacidade técnica para alavancar o nosso crescimento. A ideia é contribuir com o debate sobre questões que representam um desafio para a engenharia e para o desenvolvimento da sociedade”, afirma o Presidente.

No painel energia, a primeira mesa vai debater as possibilidades brasileiras a partir da produção de petróleo. Os Acadêmicos Marcelo Gattass, diretor do Instituto Tecgraf/PUC-Rio, e Guilherme Estrella, ex-diretor de E&P da Petrobras, vão abordar o impacto das mudanças do setor de petróleo e gás no desenvolvimento técnico-científico brasileiro e a importância das riquezas naturais para o país.

A segunda mesa será voltada para o armazenamento de energia. O Acadêmico Eduardo Serra, da EP+PS Consultoria, e o engenheiro Carlos Augusto Leite Brandão, presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (ABAQUE), vão trazer o cenário da atual situação do armazenamento de energia, as perspectiva para o setor nos próximos anos e apresentar um estudo do Comitê de Energia sobre o tema.

Na parte da tarde, o painel tecnologia terá como temática inteligência computacional e segurança cibernética. Para falar sobre o assunto foram convidados os especialistas da COPPE/UFRJ, o Acadêmico Luiz Calôba e o professor José Manuel de Seixas, que abordarão o tema a partir das técnicas iniciais e recentes.

Em seguida, haverá o painel “Segurança Cibernética” onde os desafios de uma era cada vez mais digital serão debatidos sobre diversos ângulos. Participarão do debate Roberto Gallo, CEO, Kryptus EED S/A e Coordenador Geral do Comitê de empresas de Informática e Cibernética (ABIMDE); Cristine Hoepers, gerente geral de Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br); Vanessa Fonseca, diretora da Unidade de Combate a Crimes Cibernéticos, Microsoft Brasil. Está prevista ainda a participação, via videoconferência, de James F. Kurose, diretor para as áreas de Computação, Ciência da  Informação e Engenharia (CISE), National Science Foundation - NSF, USA.

Serviço:
Dia 25/11 às 09h
20º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca
Informações: [email protected]

Programação:

8h30
Recepção aos participantes

9h00
Abertura – Eng. Paulo Augusto Vivacqua – Presidente da ANE

9h30
“O Petróleo e o Desenvolvimento Tecnológico Brasileiro” - Eng. Marcello Gattass -  Membro Titular da ANE, Diretor do Instituto Tecgraf/PUC

10h00
“O Pré-sal e o Desenvolvimento Industrial Brasileiro” - Geólogo Guilherme Estrella -  Membro Titular da ANE, Ex-diretor de E&P da Petrobrás

10h30
Debate com a plateia

10h40
Intervalo

11h00
Apresentação do Comitê de Energia da ANE – Eng. Jerzy Lepecki -  Membro Titular da ANE, presidente do Comitê de Energia da Academia

11h10
“Armazenamento de Energia Situação Atual, Perspectivas e Recomendações” -  Eng. Eduardo Serra - Membro Titular da ANE, Sócio Gerente da ES+PS Consultoria

11h40
“Oportunidades e Desenvolvimento de Tecnologias para o Sistema Elétrico Brasileiro” – Carlos Augusto Brandão, Presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (Abaque)

12h10
Debate com a plateia

12h30
INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h00
“Inteligência Computacional: Técnicas Iniciais” - Eng. Luiz Calôba - Membro Titular da ANE, Professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

14h40
“Inteligência Computacional: Técnicas Recentes” - José Manoel de Seixas - Professor da Coppe/UFRJ

15h10
Debate com a plateia

15h30
Intervalo

16h00
“Segurança Cibernética durante o Ciclo da Vida de Projetos de Engenharia” - Roberto Gallo - CEO, Kryptus EED S/A e Coordenador Geral do Comitê de empresas de Informática e Cibernética (ABIMDE)

16h25
”Segurança na Sociedade Digital: Novos Desafios, Velhos Problemas” - Cristine Hoepers - Gerente Geral, Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)

16h50
Vanessa Fonseca - Diretora da Unidade de Combate a Crimes Cibernéticos, Microsoft Brasil

17h15
James F. Kurose - Diretor para as áreas de Computação, Ciência da Informação e Engenharia (CISE), National Science Foundation - NSF, USA. (via videoconferência - a confirmar)

17h30
Debate com a plateia

18h00
Encerramento

Detalhes

Data:
25/11/2016
Hora:
21:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo