Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mostra "Dossiê Mariana"

17/08/2018 às 14:00 - 31/08/2018 às 17:00

A MOSTRA ENCERRA NO DIA 31 DE AGOSTO!

O Clube de Engenharia sedia, a partir do dia 17 de agosto, a mostra "Dossiê Mariana", com fotografias sobre a tragédia ocorrida em Minas Gerais três anos atrás. As obras estarão em exposição na galeria do 22º andar.

A mostra

Em 2015 o Brasil vivenciou aquela que é considerada a maior tragédia ambiental de sua história. Seis meses após o desastre, um grupo de pesquisadores do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local da UNISUAM, sob a coordenação da Drª Maria Geralda de Miranda, começou a desenvolver estudos sobre as mudanças provocadas pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Minas Gerais. Os múltiplos olhares sobre a tragédia permitiram a elaboração de trabalhos interdisciplinares retratados nesta série fotográfica. A mostra intitulada "Dossiê Mariana" apresenta a percepção dos pesquisadores relacionada à situação dos desabrigados, aos impactos microeconômicos na região e aos efeitos ambientais do desastre para a bacia hidrográfica do rio Doce. A devastação do local causou um sentimento de repulsa nos visitantes-pesquisadores e a certeza de que catástrofe como essa não pode voltar a acontecer.

O contato com as vitimas, em suas narrativas emocionadas, sensibilizou de maneira indelével a alma de todos os componentes do grupo. Os sobreviventes descreveram os momentos de terror e a consequente dor que o mar de resíduos de minério de ferro, misturados à lama, deixou como rastro em suas vidas.

Os alunos que visitaram a região também produziram um documentário, disponível aqui.

A exposição apresenta registros daquilo que foi o povoado de Bento Rodrigues, com destaque para:

1. Aspectos que demonstram a indignação daqueles que perderam seu espaço;

2. Os pertences dos moradores subtraídos pela lama;

3. Os flagrantes da natureza que teima em resistir, apesar das ações do homem;

4. A destruição do casario, que demonstra a violência com que a torrente de lama invadiu um dos mais antigos povoados de Minas Gerais.

Assinam esta Obra:
Coordenadores: Maria Geralda de Miranda e Antônio Luis Santos Lima
Autores: Aline Cordeiro Rodrigues / Ana Christina Tavares Martins / Anderson do Nascimento Domingos / Bruno Matos de Farias / Carla Cristina Oliveira dos Anjos / Carlos Henrique Vieira Afonso / Celso Afonso Pinto / Dafne Sampaio Almeida / Daiane Machado Rezende / Diego Panazio Zeitune / Fabiano Martins Carvalho dos Santos / Gercton Bernardo Coitinho / Gilberto de Souza Marques / Giselle da Silva Botelho de Souza / Hilton Neves Filho / Hugo Almeida Carlos Satiro / João Luiz Mendonça dos Santos / Luiz Marcelo de Freitas Almeida / Maria Luiza Santos Costa / Marilaine Bittencourt Mendes / Mário Batista Costa / Paulo César Encarnação / Pedro Otavio de Freitas Junior / Rachel Cristina Santos Pires / Rubens Ricardo Coelho Lima / Tania Cristina Gonzaga Zagui Matos / Vinícius Pinto da Silva / Viviane Rodrigues Costa.

Curadoria: Bruno Matos de Farias e Gercton Bernardo Coitinho

A exposição poderá ser visitada a partir do dia 17 de agosto e ficará aberta das 14h às 17h até o dia 31.

Serviço:
Dia 17/08, sexta-feira
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Metrô Estação Carioca

Detalhes

Início:
17/08/2018 às 14:00
Final:
31/08/2018 às 17:00
Categorias de Evento:
,

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo