Carregando Eventos

O incêndio no Aeroporto Santos Dumont: avaliação dos danos, providências e reforço estrutural

13 março 18:00 às 20:00

Palestrante:
Ronaldo C. Battista – Engenheiro Civil
Formação: Graduação pela UFF (1970), M.Sc pela COPPE/UFRJ (1974), Ph.D pela University of London (1979)
Diretor da Controllato – Projeto Monitoração e Controle de Estruturas Ltda
Professor Titular da COPPE/UFRJ
Orientador de 45 teses de D.Sc. e 62 de M.Sc.; mais de 300 artigos técnico-científicos publicados em revistas e congressos.
Mais de 90 Palestras proferidas
Consultor em Engenharia de Estruturas de Grande Porte (pontes estaiadas, coberturas, torres altas e estruturas costeiras e offshore e de equipamentos industriais)
Mais de 350 projetos e consultorias técnicas com soluções diferenciadas em engenharia de estruturas e mecânica estrutural
Presidente da Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural (ASAEE). Membro de várias Associações Nacionais e Internacionais: ABPE, IABSE, IAWA e ABEV, IABMAS, SSRC, CIGRÈ e RILEM.

Escopo da palestra:
– Levantamento dos danos na estrutura de concreto armado causados pela ação prolongada do fogo.
– Avaliação da estrutura danificada pelo incêndio; Providências para estabilização temporária da estrutura.
– Determinação das propriedades dos materiais das amostras extraídas de partes íntegras da estrutura.
– Modelagem computacional 3D para simulação e análise da estrutura original e estudo da reabilitação.
– Projeto de recuperação e reforço da estrutura; Acompanhamento da execução do reforço estrutural.
– Testes de carga estática e Testes dinâmicos de lajes do 1º pav. para nova destinação de área de embarque.

Realização:
Divisão Técnica de Estruturas – DES
Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) – Regional Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) – Regional Rio de Janeiro

Informações e inscrições:
Pelo telefone (21) 3042-8615 ou pelo e-mail rdv305@gmail.com
As inscrições são gratuitas, limitadas a 100 participantes. Garanta sua presença, fazendo sua inscrição antecipadamente.

Serviço:
Dia 13/03, quarta-feira, às 18h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – Metrô Estação Carioca

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência