Descrição
A Operação Lava Jato foi uma força-tarefa criada em 2014 em Curitiba (PR), e encerrada em 2021, para investigar desvios em contratos da Petrobras. Apesar da necessidade de se combater a corrupção, há de se debater as consequências sobre a cadeia produtiva brasileira, sobretudo no setor diretamente afetado de petróleo e gás.
Em virtude de medidas tomadas no âmbito da operação que tiveram forte impacto econômico, está sendo promovido esse debate, com a participação da palestrante Juliane Furno. Entre os temas, será abordado como a força-tarefa representou um ponto de inflexão na engenharia nacional e o diagnóstico da crise gerada.
Palestrante
Juliane Furno – Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2016) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2020). Atualmente é economista-chefe do Instituto para a Reforma das Relações Estado e Empresa (IREE); e Professora Voluntária na ENFF e na ELAPH.
Coordenação
Rubin Diehl – chefe da DPG
Realização
Divisão Técnica de Petróleo e Gás (DPG)
Apoio
Divisões Técnicas de Energia (DEN) e de Engenharia Química (DTEQ)
Inscrições no link.