No próximo dia 1º de fevereiro, às 18h, o Clube de Engenharia realiza a 21ª edição do evento “Encontros com Tecnologia”, que reúne profissionais de diversas áreas, sempre com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o universo tecnológico.
Em toda a primeira quarta-feira do mês, a entidade realiza o evento, trazendo especialistas para conversar sobre temas que interessam a todos que lidam com inovação, ciência e tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica.
O encontro também propicia a oportunidade de networking temático, estimulando a interação entre os participantes que enriquecem o evento com seus conhecimentos e experiências.
O tema de fevereiro é “Desafios do letramento digital”.
Os desafios impostos pelo advento das novas tecnologias digitais exigem do setor educacional uma profunda reformulação. Além de preparar as crianças e jovens para a vida adulta, desenvolvendo a capacidade de expressão oral e escrita e de raciocínio lógico e matemático, os estudantes precisam adquirir desde cedo a capacidade de interagir com todos os tipos de plataformas tecnológicas para serem bem preparados para ingressar no mercado de trabalho.
Entretanto, há também a necessidade de atualizar os profissionais das diversas gerações, já no mercado de trabalho, para que possam atuar de forma ágil e precisa na interação com as diferentes tecnologias de informação e comunicação presentes em todos os processos produtivos.
Para destrinchar esse assunto, foi convidada a educadora Marcilene Scantamburlo.
As questões inspiradoras para iniciar o debate são as seguintes:
- O que é letramento digital?
- Qual a sua importância para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade nesta era digital em que o Brasil precisa se reindustrializar?
- Quais os principais desafios para promover este letramento?
- Como promover o letramento digital das diferentes gerações?
O evento é aberto à participação do público, que poderá trazer suas dúvidas e opiniões, tornando mais rica a interação.
Venha participar conosco e compartilhar suas ideias sobre o assunto na quarta-feira, 1º de fevereiro, das 18h às 20h.
Palestrante inspiradora:
Marcilene Scantamburlo: Mãe da Luiza, Mestre em Ciência da Computação, CEO e fundadora da startup MentorApp, uma EdTech de desenvolvimento de pessoas com uso de inteligência artificial. Educadora e mentora, já formou mais de 100 mil alunos no país, atuando há mais de 20 anos na gestão e no desenvolvimento de projetos de inovação. Concebe e gerencia projetos para empresas nacionais e internacionais, como o stAIr (Standard Artificial Intelligence for Results), em parceria com Ministério da Economia e ABDI para levar Transformação Digital às MEs e EPP, MentorApp Rocinha (Parceria FAPERJ) para desenvolver a liderança feminina na maior favela da América Latina.
Instagram: @marcilene
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcilenescantamburlo/
Facilitadora do debate:
Conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes
Realização: Equipe Coordenadora, integrada por:
Conselheiros Cesar Drucker, Fátima Sobral Fernandes, José Eduardo Andrade, Lucas Gentirana, Margarida Lima e a Vice-presidente Maria Alice Ibañez Duarte.
Inscrições no link.