Ricardo Cravo Albin é o convidado do Clube de Engenharia do Brasil para ministrar a aula magna a ser realizada na reunião do seu Conselho Diretor na segunda-feira, dia 10 de novembro, às 18horas. O tema será “ENALDO CRAVO PEIXOTO E GRANDES OBRAS DA DÉCADA DE OURO DA ENGENHARIA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO”.
Ricardo Cravo Albin é escritor, pesquisador de MPB, jornalista, historiador, crítico e radialista, com uma trajetória marcante na cultura brasileira.
Formado em Direito, Ciências e Letras pela Universidade do Brasil, com estudos complementares na Universidade de Nova York, destacou-se como diretor cultural do 1º Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (1965)e jurado oficial dos festivais da canção e dos desfiles das escolas de samba.
Foi fundador de diversos Museus da Imagem e do Som pelo país e criou, em 1968, a Escola Brasileira de Música Popular. Publicou obras fundamentais, como De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola (1976) e MPB – A História de um Século (1997), além de livros de crônicas e ensaios sobre cultura e história.
Recebeu inúmeras condecorações nacionais e internacionais, entre elas:
Foi presidente da Academia Carioca de Letras, da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) e do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, além de membro de diversas academias literárias e culturais.

