
Engenheiros civis e arquitetos por vezes precisam apresentar projetos a clientes ou imaginar o resultado de construções ainda em andamento. O uso de tecnologias digitais pode auxiliar muito nesses casos, e diferentes soluções em software e hardware têm sido apresentadas aos profissionais nos últimos anos.
Uma delas é a Superviz, plataforma que utiliza realidade aumentada para criação de galerias em 360º. O projeto foi apresentado no Clube de Engenharia, em 18 de setembro, por seu co-fundador, RussRive, empreendedor sul-africano. A palestra “Sistema Superviz de controle e acompanhamento de obras” foi promovida pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e Divisão Técnica de Construção (DCO) do Clube de Engenharia.
Segundo Rive, a Superviz surgiu da necessidade de se pensar ferramentas interativas e imersivas para educação e solução de problemas. Para a engenharia civil e arquitetura, a plataforma pode ser usada com apoio de óculos de realidade aumentada ou outro dispositivo, como smartphone, computador e tablet, para que várias pessoas possam visualizar um projeto, construção ou terreno. É possível trabalhar remotamente e de forma coletiva, já que o sistema roda pela Internet.
A plataforma opera, por tempo limitado, de forma gratuita. Segundo o fundador, planos comerciais serão lançados, a partir de 50 dólares.
Para saber mais sobre a Superviz, acesse http://www.superviz.com/