Lançamento de "O Brasil não cabe no quintal de ninguém" - no Leblon

O economista e ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) Paulo Nogueira Batista Jr. lança na próxima quinta-feira, dia 24, seu novo livro, "O Brasil não cabe no quintal de ninguém - Bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata", com edição da editora LeYa Brasil.

O evento, na Livraria Argumento do Leblon, às 19h, vai contar com um bate-papo do autor com Adhemar Bahadian, embaixador com carreiras no Instituto Rio Branco, Ministério das Relações Exteriores, Organização das Nações Unidas (ONU) e outras instituições, e a economista Inês Patrício, professora de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e doutora em Ciência Política.

Sobre o autor
Paulo Nogueira Batista Jr. é economista, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já foi diretor executivo do FMI, vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos BRICS, e ocupou cargos no Ministério do Planejamento e Ministério da Fazenda, além de ter chefiado o Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. É autor também dos livros "Mito e realidade na dívida externa brasileira", "Da crise internacional à moratória brasileira" e "A economia como ela é".

Sobre o livro
"O Brasil não cabe no quintal de ninguém", de Paulo Nogueira Batista Jr., é o relato dos bastidores da passagem de um economista brasileiro por duas instituições internacionais, o FMI e o banco de desenvolvimento criado pelos BRICS – o grupo de países emergentes. Durante mais de dez anos no exterior, ele participou da luta pela reforma da arquitetura financeira internacional após a crise de 2008 e enfrentou a resistência de representantes de nações ricas. Assim, com estilo leve, em que alterna humor e emoção, ironia e análise, narra embates entre países e mesmo dentro do governo brasileiro em temas como crises econômicas e a organização do sistema financeiro global, abordando ainda o nosso conhecido complexo de vira-lata. O que une essa grande variedade de assuntos é o Brasil, o nacionalismo e, segundo ele, “uma certa tendência a acreditar que nosso país tem um valor muito especial – ainda que nós, brasileiros, nem sempre estejamos à sua altura”.

Serviço:
Dia 24/10, quinta-feira, às 19h
Livraria Argumento Leblon
Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon
Rio de Janeiro - RJ

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content