Nona edição de Clube de Engenharia em Revista traz o tema da neoindustrialização

Publicação oficial da entidade aborda os desafios que o país deve enfrentar para retomar o rumo do desenvolvimento

A nona edição de Clube de Engenharia em Revista, publicação oficial da entidade, traz como tema central a retomada do processo de desenvolvimento do país, a partir do ingresso num novo ciclo de industrialização. A nova indústria que tende a surgir impõe ao Brasil o desafio de realizar esforços para cumprir missões, que incluem o respeito ao meio ambiente e a busca da inovação. São preceitos que requerem uma reformulação das políticas internas e da inserção internacional.

Conforme as matérias mostram, o processo não é fácil e pode começar por uma aproximação entre os setores científicos e as empresas, de acordo com proposta levantada pelo próprio presidente da entidade, Márcio Girão, em recente palestra. A postura mais independente em sua linha de atuação no campo internacional é outra vertente que deve ajudar o país a trilhar o caminho do desenvolvimento.

Como nas versões anteriores, a revista aborda temas variados, com leitura agradável, mas com conteúdo de qualidade e aprofundado. Com esse objetivo, tratamos de assuntos históricos, como o dos 140 anos da construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá, e da visita do físico Albert Einstein ao Clube de Engenharia, em 1925.

Outro foco da revista é a discussão sobre a onda de engordamento de faixas de areia nas praias brasileiras, estratégia que precisa ser pensada com cuidado. A publicação também traz a discussão sobre possíveis enganos produzidos por uma terminologia inadequada nas discussões sobre transição energética.

Acesse a nova edição da revista, clicando aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo