Ex-diretores da Petrobras protestam contra leilão do pré-sal

Folha de São Paulo | 03/10/2013

Ex-diretores da Petrobras, representantes de entidades do setor de petróleo e o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa se reuniram hoje no Centro do Rio, no Clube de Engenharia, para comemorar os 60 anos da empresa e protestar contra o primeiro leilão do pré-sal, o campo de Libra, previsto para 21 de outubro.

O ex-diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, disse em seu discurso que Libra, na bacia de Santos, é a maior descoberta do país, e por isso seria mais seguro preservar o petróleo para o Brasil.

"Do ponto de vista geopolítico seria interessante a Petrobras não ter sócios, ainda que sejam países amigos. Minhas esperança é de que a presidente da República, que é uma nacionalista, abra a discussão sobre Libra com a sociedade", afirmou.

Leia a matéria completa no site da Folha.

Matéria reproduzida também em:

Jornal do Oeste

Diário do Sudoeste

Ecofinanças

TN Online

__________________

Ex-diretores da Petrobras se manifestam contra leilão de Libra

Segundo ex-executivos, volume de barris no campo é muito grande, para ser ofertado de uma só vez

O Globo | 3/10/13

Ex-diretores da Petrobras se uniram a várias entidades civis, como o Clube de Engenharia, o Sindipetro-RJ e a Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), para pedir a suspensão do leilão da área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, que o governo vai realizar no próximo dia 21. Em um evento realizado nesta quinta-feira no Clube de Engenharia, em homenagem aos 60 anos de criação da Petrobras completados nesta quinta-feira, os ex-diretores de Exploração e Produção da Petrobras Guilherme Estrella e de Gás e Energia Ildo Sauer defenderam, em discursos emocionados e enfáticos, o cancelamento do leilão. O diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, presente ao evento, também defendeu a suspensão alegando que o volume das reservas de Libra estimadas entre 8 bilhões a 12 bilhões é muito grande para ser ofertado de uma só vez.

Leia a matéria completa.

________

Almoço no Clube de Engenharia contra o leilão do petróleo

AEPET | 03/10/2013

No dia do Aniversário da Petrobrás, 3 de Outubro, quando a empresa completa 60 anos e a AEPET  faz o seu 52º aniversário aconteceu um almoço no Clube de Engenharia organizado pela AEPET, Clube de Engenharia, Modecon, Sindipetro-RJ, CGTB, UNE e mais uma série de entidades e movimentos sociais que lutam contra o leilão do pré-sal. O Conselheiro da AEPET, Ricardo Maranhão, foi o mestre de cerimônias do evento e fez um discurso sobre o momento atual da Petrobrás, principalmente em relação ao uso da estatal como instrumento de política econômica e de desenvolvimento do Brasil. Foi homenageado também o Brigadeiro Rui Moreira Lima que faleceu recentemente e que foi um grande lutador pelo monopólio da Petrobrás e pela democracia brasileira durante do Regime Militar de 1964. 

Veja a notícia completa no site da AEPET.

___________

Petroleiros em greve contra o leilão do campo de Libra

Hora do povo

Os petroleiros entraram em greve geral de 24 horas nesta quinta-feira (3) em todo o Brasil exigindo a suspensão do leilão de Libra, previsto para ser realizado em 21 de outubro. Além da greve, estão programadas manifestações em várias capitais e cidades-sedes de refinarias e outras estruturas do complexo industrial petroleiro do país. Já na noite de quarta-feira os trabalhadores da Base 34, em Mossoró (RN), se anteciparam e paralisaram suas atividades. Assim também fizeram os petroleiros de Sergipe, que iniciaram a greve no Tecarmo – terminal de gás – em Atalaia, na capital. Os petroleiros sergipanos prometem realizar um grande ato na porta da sede da estatal.

Leia a matéria completa no site Hora do povo.

____________

Dilma em xeque: soberania ou privatizar Libra

Monitor Mercantil | 03/10/2013

No dia do 60º aniversário da Petrobras, especialistas cobram controle sobre riqueza

Ex-diretor da Petrobras e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Ildo Sauer cobrou que o Brasil precisa decidir se está do lado da regulação do ritmo da exploração do petróleo no mundo, “para manter o preço e usar essa riqueza para construir uma nova era, de mais justiça”, ou “entregar essa riqueza à exploração privada.” Sauer critica o leilão do Campo de Libra, marcado para dia 21.

Ao participar de evento comemorativo dos 60 anos da Petrobras, nesta quinta-feira, no Clube de Engenharia, no Rio, Sauer lembrou que, em 1960, 84% das reservas mundiais de petróleo estavam nas mãos de sete multinacionais do setor. “Após a criação da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep), os Estados nacionais passaram ao controle das reservas”, lembrou o engenheiro, acrescentando que, “no centenário da Petrobras, não haverá petróleo, mas a empresa será ainda mais importante do que é atualmente para o Brasil”.

Leia a matéria completa no site do Monitor Mercantil.

________

Inês Pandeló participa de evento pelos 60 anos da Petrobras e contra o leilão de Libra

Site da Inês Pandeló | 03/10/2013

A deputada estadual Inês Pandeló participou hoje (03/10) pela manhã de sessão solene organizada por entidades da sociedade brasileira em homenagem aos 60 anos de fundação da Petrobras, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Centro da Cidade. O evento, segundo a parlamentar, também foi motivado pela campanha movida por sindicatos e associações de trabalhadores da Petrobras contrários a realização do leilão do Campo de Libra, na Bacia de Campos, com data prevista para acontecer em 21 de outubro. O movimento, intitulado "o petróleo tem que ser nosso", recebe o apoio de diversas entidades e de parlamentares.

- Apelamos para que a nossa presidenta Dilma atue para suspender esse e não realizar quaisquer outros leilões. Temos que defender nosso patrimônio e gerar divisas muito mais poderosas que os nossos governos tem gerado. Serão mais recursos para a educação, saúde. Essa deve ser uma luta de todo o povo brasileiro como foi no passado com a campanha "O Petróleo é Nosso" que resultou na criação da Petrobras há 60 anos. Nosso grito de ordem agora será: o petróleo tem que ser nosso", decretou Inês Pandeló.

Matéria completa aqui.

___

Aepet e Clube de Engenharia realizam nesta quinta-feira (03) almoço comemorativo dos 60 anos da Petrobrás

CGTB | 03/10/2013

Rio de Janeiro também terá Ato-Show contra o leilão de Libra

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) e o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro realizam nesta quinta-feira (03), a partir das 12 horas, um almoço comemorativo dos 60 anos da Petrobrás na sede do Clube de Engenharia. O presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), participará do evento que será marcado por ações e iniciativas para impedir o leilão do campo de Libra.

O vice-presidente da Aepet, Fernando Siqueira, informou que no ato será lançado o Comitê Nacional em Defesa da Petrobrás e contra os leilões. As entidades que estarão presentes assinarão uma carta que será enviada para a presidente Dilma Rousseff condenando a realização do leilão do campo de Libra.

Matéria completa no site da CGTB.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo