Informe do Clube de Engenharia - 10 de março de 2015

Ciência ao alcance de todos

Desde o dia 3 de março aqueles que prestigiam as comemorações das duas décadas da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) podem conhecer o Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos – Arte e Ciência sobre Rodas. Parte das atrações da festa de vinte anos da Casa da Ciência, que vai até o dia 29 de março, o objetivo é divulgar a ciência por meio de um museu itinerante que já passou por cerca de 80 cidades da região Sudeste. 

A exposição móvel traz experimentos interativos que exploram fenômenos da ciência presentes no cotidiano dos visitantes. Entre as atrações estão o Girotech, que proporciona a experiência da falta de referência de gravidade; a mini usina hidrelétrica que mostra como a água de um rio é convertida em energia elétrica; e a bicicleta que gera energia ao ser pedalada. Há, ainda, modelos do ouvido e do olho humano, além de um espaço dedicado à microcospia onde os visitantes podem observar células humanas, vegetais e insetos, entre outros materiais.

O projeto Ciência Móvel é resultado de uma parceria do Museu da Vida com a Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos e tem o patrocínio das empresas Sanofi Brasil e da IBM com o apoio do CNPq/MCTI.

 

Ex-alunos lançam livros de memórias da ENE

 Hoje, às 15 horas, acontecerá no prédio do Largo de São Francisco o lançamento de um livro que contará parte de sua história. Em 39 crônicas, poesias e mini autobiografias assinadas por 29 autores e organizadas pelo engenheiro Eduardo Jorge Araújo da Silva, aluno da turma de 1960, o livro “A ENE era assim: as nossas memórias dos anos dourados na Escola Nacional de Engenharia” traz registros de uma das mais importantes e antigas instituições de ensino das engenharias no Brasil, a Escola Nacional de Engenharia, atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que hoje funciona no Campus do Fundão. O livro deverá agradar aos que viveram os tempos áureos da ENE e aos que querem conhecer um pouco mais da história da engenharia nacional e do próprio país. O lançamento será no Salão da Congregação, no 1º andar do prédio e cada exemplar custa R$ 40,00.


>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou comunicacao@clubedeengenharia.org.br

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo