Humanidades na Engenharia: AS CATEDRAIS, UMA PEQUENA HISTÓRIA

Construídas segundo a geometria euclidiana, e com ferramentas que hoje nos parecem primitivas dados os recursos técnicos e de informática de que dispomos: compasso, esquadro, prumo etc. resistem por séculos a fio, e nos maravilham nos dias de hoje pela sua estética perfeita.

Mas, além de colossais obras de engenharia, testemunhos do engenho, tenacidade e conhecimento humano disponível ainda na Idade Média, e locais de oração, o que mais estas obras espetaculares representam no nosso processo civilizatório já que estão presentes há mais de 800 anos?

As Catedrais mudaram muitas paisagens e são pontos de referência no evoluir da nascente civilização ocidental e marcam de forma indelével o fato da Idade Média não ter sido apenas trevas.

Para conversar sobre este assunto tão instigante em que convergem arquitetura, engenharia, arte, religião e história, teremos no Projeto Humanidades na Engenharia o tema: As Catedrais, uma pequena história. O palestrante convidado para falar sobre esse tema é o engenheiro João Ignácio Ibañez.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo