Humanidades na Engenharia - Bastos Tigre: engenheiro ou poeta?

Numa era de extrema especialização das atividades profissionais, é até espantoso como no passado algumas personalidades puderam atuar de forma tão destacada e oferecer tamanhas contribuições em diversas áreas do conhecimento. Foi o caso do engenheiro pernambucano Manuel Bastos Tigre (1882-1957). Apesar de formado pela Escola Politécnica, que atualmente pertence à UFRJ, ao longo da vida ele exerceu seu talento e habilidades em áreas como jornalismo, publicidade, literatura, teatro, humor e todo o universo da comunicação.

Deixou lições que precisam ser resgatadas de como é possível conciliar ensinamentos técnicos com a criatividade artística e cultural. Para tratar sua história e de como esse legado pode ser retomado nos dias de hoje, o Humanidades na Engenharia convidou o ex-presidente do Clube Heloi Moreira para falar da história desse notável brasileiro e lançar uma ponte para esse passado não tão distante que voltou a ser relevante no mundo contemporâneo.

Coordenação:

Maria Alice Ibañez Duarte, vice-presidente do Clube de Engenharia, e Carlos Ferreira, Conselheiro do Clube de Engenharia

Entrevistador:

Nireu Cavalcanti, professor da UFF

Sobre o palestrante:

Heloi MoreiraEngenheiro elétrico formado pela PUC-Rio, com mestrado pela COPPE/UFRJ. Foi professor da Escola Politécnica da UFRJ, onde foi também ocupou o cargo de diretor. Exerceu mandato de presidente do Clube de Engenharia entre 2006 e 2009. Lançou o livro “Memórias da Escola Politécnica II” (organizador).

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo