Para que sejam evitadas tragédias como o desabamento dos três edifícios no centro do Rio, o Clube de Engenharia recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, em um auditório lotado, entidades parceiras e especialistas para um debate altamente qualificado sobre possíveis causas, o processo de fiscalização de reformas em edifícios privados e os caminhos para solucionar as deficiências do quadro atual. Contando com a participação de Pedro da Luz, vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU); Olímpio dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ); Sergio Medina Quintela, diretor do Instituto de Engenharia Legal; com mediação de Manoel Lapa, vice-presidente do Clube de Engenharia (foto), o debate foi rico em contribuições calcadas em ampla experiência técnica dos presentes para ações preventivas mais eficazes, especialmente no que se refere à necessidade de exigência, por parte da prefeitura, de plantas de estrutura e à fiscalização de obras de reforma.

Ao longo do evento ficou evidente a importância do aprimoramento da legislação que regula a fiscalização das obras, buscando aumentar o grau de rigor no acompanhamento do responsável. Outro ponto em questão tratou dos síndicos e administradoras de condomínios, que devem ter, obrigatoriamente, as plantas e as informações detalhadas sobre a estrutura dos edifícios, atentos a toda e qualquer obra de reforma e modificação.

De acordo com Manoel Lapa, a comissão formada pelo Clube de Engenharia pretende apresentar propostas que vão além das questões relacionadas aos órgãos urbanísticos. "Queremos trabalhar também na área da ciência e tecnologia. A ideia é criar um banco de dados na prefeitura que permita que todas as modificações nos imóveis estejam arquivadas, tanto os projetos originais, quanto as modificações posteriores. Isso hoje é possível, não é caro, e pode ajudar muito no trabalho de todos os profissionais envolvidos", explica.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo