O sucesso da exposição “Cubo Mágico x Calidoscópio”

A inauguração, em 13 de março, da primeira mostra de artes plásticas de 2017 no Clube de Engenharia reuniu um público entusiasmado de cerca de 70 admiradores das obras apresentadas. A exposição, com um título autoexplicativo - "Cubo Mágico x Calidoscópio", - coloriu a galeria de artes no 22º andar com as peças assinadas por Marx César Siqueira Evangelista e Izabel Pecorone, ambos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Expressão de uma alma colorida

Os nove quadros de Izabel Pecorone trazem muitas formas circulares, lembrando o sol, planetas e células em movimento, além de muita flores e mandalas. Esta é a produção mais recente de Pecorone, em uma fase, conforme informa, diferente, que começou em 2014. Agora com estilo abstrato figurativo, ela pinta desde 1999. Na busca incessante pela magia das cores e texturas, já trabalhou com materiais diversos, como tecido, madeira, plástico e papel machê, fazendo relevo em tela. Mas uma marca persiste: "Eu gosto de cores vivas e volume". A artista confessa que começou a pintar por "terapia", para colorir as paredes de uma casa recém-comprada. Com o apreço expresso pelos visitantes, ela começou a comercializar as obras. De 1999 a 2013, foram cerca de 150 quadros. Mais recentemente, começou a se profissionalizar, com os estudos no Parque Lage. Segundo Izabel Pecorone, suas obras são seu reflexo: "A minha alma é assim, tem muitas cores e formas".

O abstrato imaginativo

Do lado oposto da galeria, estão os sete quadros de Marx César, também muito coloridos e mais abstratos. Com o uso da técnica de pontilhismo, o abstrato de suas obras faz imaginar flores, bonecas, prédios e até bandeirinhas de São João. Pintor há 20 anos, Marx César tem formação em História, e já aplicou seu talento em outras formas de arte: cenários de novela (Além do Tempo, da Globo) e bonecos gigantes para bloco de carnaval. Ele conta que começou na pintura no tempo da faculdade, pintando camisetas, e os colegas estimularam a aplicação sobre tela. No pontilhismo com cores primárias, ele busca estimular a imaginação de quem vê, trazendo a natureza e a cultura popular mas também o urbano cosmopolita: "É sempre com muita cor, muita vibração, e eu procuro fazer algo contemporâneo, à frente da modernidade, construindo e desconstruindo ao mesmo tempo". Seus quadros são a expressão do que ele espera do mundo: "O amor é o que me inspira. A fraternidade, a fuga da negatividade e mesmo em um mundo caótico poder trazer alegria e paz. Minha pintura é o que existe de mais puro em mim".

Evento de sucesso

A montagem da exposição ficou por conta do curador José Luiz Carlomagno, que demonstrou estar muito honrado com o convite e considerou a inauguração muito bem sucedida: "A galeria é ótima e esperamos que seja um sucesso". Quem também se mostrou satisfeito foi o Diretor de Atividades Culturais e Cívicas do Clube, César Drucker: "As obras mostram um aprimoramento do trabalho do pintor, quem vê sente que são pintores que pesquisam, que se aprofundam no seu saber e fazem um trabalho que está sendo elogiado pelas pessoas. Estamos atendendo bem ao trabalho a que nos propomos, de proporcionar aos sócios do Clube de Engenharia, seus convidados e familiares, o contato com manifestações artísticas, tanto em artes plásticas quanto em apresentações musicais e atividades de xadrez".

A exposição "Cubo Mágico x Calidoscópio" permanece na Galeria de Arte do Clube de Engenharia até o dia 24 de março, e é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo