Evento Rio2C promove encontro entre startups de inteligência artificial e empresas da cultura e do entretenimento para futuras parcerias
A tecnologia tende a ser cada vez mais uma forte aliada da indústria criativa. Tanto que no maior evento do setor na América Latina, o Rio2C, que aconteceu no Rio de Janeiro no início de junho, foi dado espaço para que startups apresentassem soluções inovadoras para empresas tradicionais de entretenimento e cultura. O foco foi a inteligência artificial, que já está presente inclusive no ramo do audiovisual, mas também está tornando mais sofisticada a produção de games, entre outros ramos da criatividade.

A Rio2C movimentou a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 4 e 9 de junho, atraindo um público de mais de 50 mil pessoas. Foi um recorde em relação às edições anteriores. Durante seis dias, o evento proporcionou a realização de 1.663 palestras com especialistas em diversas áreas e personalidades, como Mary Ellen Coe, diretora de Negócios do YouTube; Jody Gerson, presidente e CEO da Universal Music Publishing Group; e Ron Leshem, criador da série “Euphoria”, além de celebridades como o cantor Jão; o apresentador Luciano Huck; o diretor de “A era do gelo” e “Rio”, Carlos Saldanha; e o cantor Ney Matogrosso.
Mas entre esses altos executivos da indústria do entretenimento e artistas, se destacaram também jovens empreendedores que estão desenvolvendo soluções que permitem o avanço tecnológico das produções. O Rio2C selecionou mais de cem startups para participarem do evento, fazendo apresentações ou entrando em rodadas de negócios. A escolha foi difícil, pois o número de inscritos também foi recorde este ano, com mais de 1.500 candidatos. Foi uma oportunidade para essas empresas iniciantes se tornarem mais conhecidas, incrementarem seu networking e até fecharem propostas contratuais.
Os representantes das startups presentes na Rio2C puderam receber orientações para suas estratégias através das mentorias oferecidas durante o evento. O grande encontro da indústria criativa foi recheado também de masterclasses e workshops voltados para a tecnologia, além de eventos de relacionamento. Segundo os organizadores, foram realizadas 1.239 rodadas de negócios durante o encontro na Cidade das Artes.

Mas o que mais empolgou os participantes foi a premiação para as melhores soluções. Entre os vencedores, estava a Trexx, plataforma brasileira de gestão de ativos de jogos NFT, que levou a premiação na categoria audiovisual e games. “Ganhar em competição blockchain até agora foi fácil. O difícil foi quebrar a bolha e nós conseguimos fazer isso”, disse Heloísa Passos.
A própria organização do evento é resultado do avanço tecnológico. Os produtores da Rio2C contrataram pela segunda vez a startup Yazo, que nasceu em 2018 em Londrina (PR) e rapidamente se expandiu até para o exterior. Para conectar um público de 50 mil pessoas com especialistas e empresas, sua plataforma foi fundamental.

Ele funciona também como uma rede social, facilitando no networking entre os participantes. Como nas plataformas mais conhecidas, há um feed de notícias interativo, que permite aos usuários fazerem postagens e darem suas curtidas. Através dela, o público pode acompanhar a programação e montar sua agenda, bem acessar o áudio e o vídeo das palestras.
Com tamanho sucesso, o Rio2C já tem data marcada para o ano que vem. A Cidade das Artes já está reservada para o evento, entre os dias 27 de maio e 1º de junho, garantindo mais uma vez a contribuição da inovação e da criatividade para o desenvolvimento do Rio e do país.