O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Clube de Engenharia sedia evento no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Clube de Engenharia sedia evento no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 1343686721Na mesa de abertura, Francis Bogossian já deu o tom do debate. “É uma honra sediar este evento, como cidadão, considero que a prevenção de acidentes de trabalho tem uma importância fundamental no nosso país”, disse o presidente do Clube na abertura do evento.

O debate contou com especialistas sobre o tema e abordou, principalmente, os problemas enfrentados pelos funcionários públicos. Para Francis Bogossian, a prevenção de acidentes deve ser o foco. “Os acidentes de trabalho podem conduzir a desastres de perda de vida e patrimônio e a prevenção custa muito menos que, além da tristeza, a mitigação das catástrofes.  É preciso se conscientizar não só a população, mas também as autoridades”, frisou.

Jaques Sherique, diretor de atividades patrimoniais do Clube de Engenharia, lembrou a importância de debater a segurança dos trabalhadores em todas as esferas. “Hoje, o servidor público tem sido uma categoria negligenciada pelos nossos legisladores, eles têm recebido pouca atenção dos responsáveis pelos estabelecimentos públicos”, destacou.

Os números são assustadores. Segundo o Fundacentro – setor governamental responsável pela saúde do trabalhador -, em 2011, mais de 700 mil acidentes de trabalho foram registrados. Cerca de 2700 óbitos relacionados a doenças e acidentes ligados ao trabalho. Mais de 70 bilhões de reais são gastos com acidentes e doenças de trabalho por ano. Para o representante da entidade, isso precisa mudar. “Governos do estado e prefeituras não podem continuar sem programas de Segurança e Saúde do Trabalhador. Queremos desenvolvimento com segurança para trabalhadores públicos e privados”, frisou.

Com o auditório lotado, a conclusão que se chegou após o debate foi que os programas de assistência à saúde do trabalhador precisam melhorar e avançar. Muitas pessoas se interessam pelo debate e têm muito a contribuir. Os casos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) foram utilizados como exemplos sobre o tema.

O Iaserj, desde a sua criação, tinha como objetivo cuidar da saúde do trabalhador. No Rio de Janeiro, são 600 mil servidores públicos e seus dependentes que ficarão desassistidos com o fechamento do hospital, imposto pelo governo do estado. Sobre os hospitais universitários, os palestrantes falaram sobre a necessidade do controle social, tendo em vista a quantidade de empresas privadas que têm gerido o sistema.

O CREA-RJ, que também esteve presente no evento, disponibilizou um vídeo sobre os debates. Clique para assistir à matéria.

Recomendado

Próximo Eventos

Área do Associado

Faça seu login
Inscrição

Inscreva-se na nossa newsletter para receber atualizações exclusivas sobre o portal do Clube de Engenharia! Fique por dentro das últimas novidades, eventos e informações relevantes do setor.

Fale Conosco

Enviar Correspondência