Saltar para o conteúdo
artigo 19/03/2018

A propósito das mortes de Marielle e de Anderson

Neste momento em que o Brasil sofre o desmonte do Estado e o retrocesso no campo do desenvolvimento soberano e socialmente inclusivo, inúmeras vezes já denunciados por nós, ocorrem os assassinatos da Vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

O fato explicita a intolerância que se manifesta contra a mulher, negra e favelada, que ousou superar barreiras sociais de toda a ordem, mantendo-se fiel à sua origem, às suas convicções e à sua luta pela construção de uma sociedade sem ódios e preconceitos, que aceite as diferenças e que permita o exercício dos deveres e responsabilidades da cidadania ativa.

Nessa perspectiva, o fato configura - na realidade - um crime político. É o avanço da intolerância e do ódio, que caracterizam os regimes autoritários e afrontam os benefícios e os valores da Democracia. 

Relevante também é considerar que tal fato ocorre no Rio de Janeiro, Estado que se encontra em regime de intervenção recentemente estabelecida pelo governo federal. Com nossas instituições públicas em frangalhos, descortinamos um horizonte sombrio.

Diante dessa situação, nós, profissionais da área tecnológica e ciências humanas aplicadas, que com o nosso trabalho e o nosso empenho construímos a realidade, manifestamos a nossa solidariedade aos familiares e entes queridos das vítimas covardemente assassinadas e conclamamos à unidade em defesa da democracia. Exigimos, outrossim, que os culpados sejam identificados e submetidos ao devido processo penal.

Rio de Janeiro, 15 de março de 2018

Clube de Engenharia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia / CREA-RJ

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro /CAU-RJ

Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro / SEAERJ

Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro /SENGE-RJ

Instituto de Arquitetos do Brasil / IAB-RJ

Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio deJaneiro / AEARJ

Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas / ABEA-RJ